Livro: Disciplina e a Educação para a Cidadania |
Digas "NÃO" à violência e aos atos de Indisciplina e "SIM" ao agir com cidadania responsável
Este livro é um guia prático para educação saudável de crianças e jovens com informações que irão auxiliar na formação de indivíduos mais responsáveis que tenham comportamentos equilibrados agindo com cidadania para o bem e harmonia da sociedade. Aborda os temas Disciplina e Indisciplina em relação à Família, Escola e Sociedade. Este livro é ideal para escolas, pedagogos, psicólogos e pais que queiram abordar de uma forma objetiva o assunto da cidadania aos jovens. O autor, Antonio de Andrade, formado em Psicologia e sua esposa, a pedagoga e educadora Vera Lucia Ramos de Oliveira, co-autora deste livro, têm atuado, por muitos anos, como educadores. Apresentam, neste livro, algumas idéias sobre disciplina e indisciplina, nos segmentos Sociedade, Família e Escola (e nesta a relação entre professor e alunos), para serem obtidos melhores resultados na educação para a cidadania, diminuindo os atos de indisciplina. Este é o primeiro livro de Vera Lucia, resultado de suas experiências como educadora em Lorena, SP, onde atuou por 25 anos como professora estadual, depois de 25 anos como professora de Pré, em escola municipal. Este é o quinto livro de Antonio de Andrade, depois de ter escrito três livros para pais e educadores, e dois romances, livros que podem ser conhecidos por este site. No formato impresso este livro é encontrado unicamente no site www.editora-opcao.com.br
E no formato e-book na Amazon pelo link direto http://migre.me/vLs16
#educacao #sociedade #familia #escola #pedagogia #comportamento Como comprar: Envie e-mail para opcao@editora-opcao.com.br informando os dados para o Recibo de Venda: Se instituição, o nome completo, CNPJ e inscrição estadual; se pessoa física, o nome completo, o CPF (exigencia dos Correios para enviar pacote) e o endereço completo com CEP. Será informado por e-mail a chave PIX para realizar o depósito do Valor Total (custo do produto que deseja + custo da remessa pelos Correios). Após realizar o depósito favor enviar cópia do comprovante de envio para o e-mail opcao@editora-opcao.com.br. Após isso será enviado o pacote com a Consultoria Escrita. Não trabalhamos com boleto bancário, NF para faturamento ou venda a prazo, mas somente com depósito via PIX. SUMÁRIO DO LIVRO: A - DISCIPLINA: 1. Definição de disciplina e cidadania. 2. Regras de civilidade. 3. Enfoque globalizado. 4. O ideal em disciplina para o bem da coletividade. B - O Segmento Social: A SOCIEDADE: 1. Objetivos coletivos. 2. Interdependência dos segmentos sociais. 3. A sobrevivência da sociedade. 4. Social e individual 5. O papel da escola na sociedade. 6. Aprendizagem desde a infância. 7. A socialização. 8. O estilo autoritário. 9. O estilo permissivo. 10. O estilo democrático. 11. A força dos estímulos positivos C - O Segmento Social: A FAMÍLIA: 1. Família tradicional e outros tipos. 2. Os novos papéis do homem e da mulher. 3. O ensinamento dos filhos. 4. Os estímulos saudáveis. 5. "Não há suficientes mães más!" 6. A influência negativa das canções de ninar. 7. A influência do ambiente familiar. 8. Os valores distorcidos. D - O Segmento Social: A ESCOLA: 1. A grande missão da escola. 2. A necessidade da relação de confiança. 3. A crença otimista no papel da escola. 4. A manipulação da escola por interesse do Estado. 5. Fatores externos e internos à escola. 6. Autonomia do aluno ou dependência? 7. A escola geradora de problemas. 8. Padrões ideais de disciplina na escola. 9. Centrar no coletivo. 10. O papel do diretor/a da escola. E - A SALA DE AULA: 1. O professor. 2. O professor como agente transformador. 3. O professor autoritário. 4. O professor desinteressado. 5. Não ao agir com instinto de tartaruga. 6. A profecia auto-realizadora das baixas expectativas do professor com o aluno. 7. O professor estimulador, democrático e humanizador. 8. O incentivo da consciência crítica e postura cidadã equilibrada e responsável. 9. A relação emocional com os alunos. 10. O despertar do interesse do aluno. 11. Intelectual transformador. 12. As 8 competências básicas do professor. 13. Altas expectativas com obtenção de elevados desempenhos. 14. O poder da imitação na aprendizagem. 15. O professor como vítima da violência. 16. O aluno em sala de aula. 17. O (des) interesse em aprender. 18. Os rótulos de julgamento. 19. Os comportamentos dos alunos. F - A INDISCIPLINA: 1. Variações da indisciplina. 2. Os resultados negativos. 3. A omissão do professor. 4. O autoritarismo. 5. A atitude positiva: firmeza com coração. 6. A indisciplina e suas causas. 7. Causas Internas da indisciplina: 7.1 A agressividade normal. 7.2 As emoções negativas. 7.3 A auto-imagem do aluno. 7.4 O desinteresse. 7.5 A Hiperatividade. 8. Causas Externas da indisciplina: 8.1 O ambiente familiar. 8.2 A comunidade. 8.3 A própria escola. 8.4 A progressão automática. 8.5 Os meios de comunicação. G - 39 sugestões práticas para a escola enfrentar e prevenir a indisciplina e desenvolver comportamentos mais equilibrados. |
O livro tem 204 páginas. Custo: R$ 30,00. Será fornecido Recibo da venda.ISBN 85-87159-03-8 O livro foi impresso em papel 100% reciclado, um agir com cidadania para melhoria do ambiente do planeta.
|