Análise Transacional para o Desenvolvimento Interpessoal

   Curso para VOCÊ ministrar para chefias ou grupos de pessoas

    Este é um produto inédito para profissionais que desejem um Curso  de treinamento de 15 a 16 horas, pronto para ser utilizado, para ministrarem para chefias em empresas ou para grupos de pessoas, fora de empresas, ou um curso auto-aplicável. 

É de grande utilidade em especial para Psicólogos, Administradores de Empresas, Pedagogos ou Profissionais de Recursos Humanos e Treinamento. Com este curso o profissional estará economizando um tempo precioso que seria gasto na preparação de um treinamento como esse, com pesquisa do conteúdo, elaboração dos textos e dos exercícios, preparação em Power Point das 16 horas  de apresentação dos temas do treinamento, das análises dos exercícios, dos gráficos de análises, etc.

As Empresas estão conscientes da necessidade de desenvolverem as suas chefias, para que possam exercer, com eficácia, a liderança dos membros da equipe de trabalho. Com o treinamento das chefias e consequente melhoria de suas atitudes no trato com o pessoal serão obtidos melhores resultados das suas equipes de trabalho, com reflexos positivos no clima organizacional e nos resultados humanos. A ciência já demonstrou que problemas de relacionamento e falta de integração das chefias podem ser desastrosos para os resultados empresariais. As empresas, por isso, buscam alternativas que contribuam para  mudanças em seu ambiente humano, em especial nas atitudes e comportamentos de suas chefias E uma dessas alternativas é o treinamento em desenvolvimento comportamental, em especial com a utilização da técnica avançada da Psicologia Moderna, a  ANÁLISE TRANSACIONA (A.T.). Este curso vem de encontro a esses objetivos empresariais.

Além de ser útil para treinar chefias, este Curso também pode ser de grande utilidade para o desenvolvimento de educadores, fornecendo a eles as ferramentas teóricas e práticas para que possam aprender a se relacionar melhor com seus alunos, tendo atitudes e posturas estimuladoras positivas, utilizando mensagens adequadas para que os alunos possam evoluir de modo saudável passando bem pelas Etapas de Desenvolvimento (Anomia, Heteronomia e Autonomia).

O curso foi planejado de tal modo que ele também pode ser auto-aplicado, ou seja, uma pessoa poderá com o material do curso, assistir às sessões em Power Point, fazer as interrupções estabelecidas e realizar os exercícios e depois conferir nos gabaritos. Desse modo poderá ser de grande utilidade para pessoas que não têm a disponibilidade de tempo para participar de um curso de 16 horas, realizando-o em etapas em sua própria casa, quando tiver disponibilidade de tempo.

Este curso é fruto de mais de 25 anos de atuação de seu autor, Antonio de Andrade, na área da Psicologia Organizacional, Psicologia Clínica (como Terapeuta de adultos) e Consultoria Organizacional, em especial com as experiências como ministrante de Treinamentos para Chefias de empresas-clientes. Essas experiências contribuíram para o planejamento deste curso de dois dias de duração, e ele foi aperfeiçoado inúmeras vezes no decorrer dos anos em que o autor o ministrou para grupos de chefias em empresas e para grupos de pessoas, culminando neste novo formato. Agora, esta ferramenta prática e eficaz de treinamento está sendo "repartida" com outros profissionais.

1. Materiais Didáticos: Ao adquirir este curso receberá os seguintes materiais didáticos: 

1.1- UMA APOSTILA ENCADERNADA, contendo o Manual para o Instrutor do  curso, com 07 páginas, com as informações necessárias para a realização do curso, e o Material Didático para o Instrutor do Treinamento, com 190 páginas, contendo 164 Referências Bibliográficas, diagramas, 13 exercícios de aplicação e vivência, com gabaritos e gráficos de análise. Nesse material as informações são muito mais extensas (veja índice ao final) do que as que estão no material didático que o instrutor imprimirá (utilizando arquivo que será fornecido) e que será entregue aos participantes do curso, para que o instrutor tenha mais informações teóricas para melhor qualificá-lo, para que conheça os principais temas da Análise Transacional e dos detalhes do que será apresentado durante o Curso. Neste material há também, ao final, sugestões de leituras complementares.

O texto do material desta apostila encadernada para o instrutor não estará gravado no DVD e é apresentado unicamente na apostila, que constará para cada profissional que adquirir este curso, em sua segunda página, o registro da venda e um selo em alto relevo do controle de sua originalidade, evitando assim, reprodução ilegal de cópias piratas por outras pessoas

Acompanhará a apostila outros materiais didáticos/recursos instrucionais: 

1.2 – Um DVD com os seguintes arquivos:

a – Arquivo Word com 56 páginas: com os materiais didáticos, textos e exercícios para serem impressos para cada um dos participantes.

b - Arquivo em Power Point com 655 slides dinâmicos: Neste arquivo estará a apresentação em Power Point de 16 horas de treinamento, com apresentação de cada um dos temas do curso, dos exercícios e da análise dos exercícios, incluindo a palestra final de encerramento do curso, com aplicação prática da teoria na vida diária. Neste material há slides indicando o momento em que o instrutor deverá entregar os materiais didáticos aos participantes e as paradas para os exercícios e diagnósticos do curso ou uso de outros recursos instrucionais.

c.  – Alguns minutos de uma história filmada de conflito em uma empresa (fictícia) para ser utilizado no Exercício Grupal Estados do Ego em caso prático de empresa.

 Este curso não é publicado em forma de livro, mas sim como MATERIAL DIDÁTICO ESPECIAL, para ser utilizado por outros profissionais para eles próprios ministrarem o treinamento para grupos de chefias ou pessoas.  Não é vendido para Livrarias ou revendedores, mas diretamente ao cliente (profissional ou empresa).

CUSTO/INVESTIMENTO: R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais); será fornecido Recibo da venda. O custo x benefício deste curso é otimizado porque o profissional economizará tempo e recursos financeiros de investimento em pesquisa e desenvolvimento na busca de informações para poder estruturar um curso, e em especial no tempo que iria utilizar para preparar este tipo de treinamento, preparação do material didático e exercícios, apresentação em Power Point. O custo x benefício também é muito bom se considerar que o profissional que adquirir este curso irá utilizá-lo para ministrar para outras pessoas e grupos de chefias em empresas, ganhando dinheiro com esse trabalho profissional. Ao adquirir este curso irá receber idéias em textos e exercícios, além das sessões do treinamento já prontas em Power Point ilustrado e informações práticas que poderão ser de grande utilidade na execução deste tipo de treinamento. Este curso já foi testado inúmeras vezes pelo autor, em treinamentos de chefias, de diretores e executivos de grandes e médias empresas, em supervisores e pessoal administrativo, de vendas, etc e em grupos de pessoas interessadas no aperfeiçoamento do relacionamento interpessoal, com avaliações muito positivas e entusiásticas dos participantes.

Como comprar:

Como comprar:  Envie e-mail para opcao@editora-opcao.com.br informando os dados para o Recibo de Venda: Se instituição, o nome completo, CNPJ e inscrição estadual; se pessoa física, o nome completo, o  CPF (exigencia dos Correios para enviar pacote) e o endereço completo com CEP. Será informado por e-mail a chave PIX para realizar o depósito do Valor Total (custo do produto que deseja + custo da remessa pelos Correios).  Após realizar o depósito favor enviar cópia do comprovante de envio para o e-mail opcao@editora-opcao.com.br. Após isso será enviado o pacote com o material deste Curso. Não trabalhamos com boleto bancário,  NF para faturamento ou venda a prazo, mas somente com depósito via PIX.

 OBJETIVOS: Este Curso prático tem os seguintes objetivos:

1. Conhecer os principais aspectos da Análise Transacional, preparando-se intelectual e operacionalmente para utilizar a ferramenta prática e moderna da Teoria Análise Transacional, tendo melhores condições para analisar e compreender o comportamento humano, otimizando, com eficácia, o modo como se relaciona, ampliando sua consciência da forma de pensar e atuar.

 

2. Vivenciar esses conhecimentos através dos vários exercícios práticos e de aplicação.

3. Aprender a melhor viver os seus papéis como pessoa humana e a ter atitudes mais saudáveis consigo mesma (melhorando a autoestima e motivação) e com as outras pessoas, evitando conflitos, otimizando o modo como se relaciona com as pessoas, tendo uma liderança eficaz da equipe de trabalho.

 

4. Conhecer-se melhor e como é seu comportamento com os outros através de Diagnósticos

 

Conteúdo do MATERIAL DIDÁTICO PARA OS PARTICIPANTES com 56 páginas

1. Objetivos do curso

2. Análise Estrutural e Funcional, e influência da micro-cirurgia.

3. As Divisões da Personalidade. Análise Estrutural de 1ª Ordem.

   3.1. PAI: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos.

   3.2. ADULTO: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos.

   3.3. CRIANÇA: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos.

4. EXERCÍCIO: Estados do Ego.

5. Análise Estrutural de 2ª Ordem:

   5.1. PAI CRÍTICO

   5.2. PAI PROTETOR

   5.3. PAI BRUXO

   5.4. ADULTO: Ethos, Technos, Pathos

   5.5. CRIANÇA ADAPTADA

   5.6. CRIANÇA REBELDE

   5.7. CRIANÇA OPOSITORA

   5.8. CRIANÇA SUBMISSA

   5.9. PEQUENO PROFESSOR

   5.10. CRIANÇA NATURAL (LIVRE)

6. Patologias (Disfunções) dos Estados do Ego

7. Esquema Funcional mais usado em Análise Transacional

8. EXERCÍCIO: Estados do Ego

9. EXERCÍCIO: Estados do Ego em um caso prático de empresa, com gabarito

10. EXERCÍCIO: Egograma no lar e no trabalho: Como me vejo

11. EXERCÍCIO: Decisões para Mudanças no lar e no trabalho

12. ANÁLISE DAS TRANSAÇÕES:

  12.1. Técnica para evitar conflitos

  12.2. Transações Complementares

  12.3. Transações Cruzadas

  12.4. Transações Ocultas (Ulteriores)

  12.5. Transações Especiais: Diálogo Interno, Simbiose

  12.6. Circuito Não-OK da Raiva

14. EXERCÍCIO: identificação das Transações

15. MANDATOS:

  156.1. VIVA, seja uma pessoa feliz e capaz;

      a. O que fazer de prático para desenvolver este mandato (Encorajamento; Falar à situação e não agredir; Dar estímulos aos comportamentos adequados; Não culpar o passado; Usar a comparação a seu favor; Usar o perdão; Ter um significado para a vida)

  16.2. NÃO SINTA (Seja uma pessoa rejeitada e inferiorizada)

  16.3. NÃO PENSE (Seja uma pessoa incapaz e insegura)

  16.4. NÃO VIVA (Seja uma pessoa infeliz)

17. OS IMPULSORES E OS PERMISSORES:

  17.1. Impulsor SEJA PERFEITO; Os Permissores do Seja Perfeito

  17.2. Impulsor SEJA FORTE; Os Permissores do Seja Forte

  17.3. Impulsor SEJA APRESSADO (Faça Depressa); Os Permissores do Seja Apressado

  17.4. Impulsor SEJA ESFORÇADO; Os Permissores do Seja Esforçado

  17.5. Impulsor AGRADE SEMPRE (Agrade a todos); Os Permissores do Agrade Sempre

18. EXERCÍCIO: Análise dos Impulsores e dos Permissores - Novas decisões na vida

19. ARGUMENTO DE VIDA (Script):

   19.1. Triunfador

   19.2. Perdedor

   19.3. Não Triunfador

20. O Ganhador e o Perdedor

21. EXERCÍCIO: Auto-análise: Diagnóstico do Argumento de Vida nas áreas Profissional, Casal, Familiar e Social

22. ESTÍMULOS PSICOLÓGICOS:

    22.1. Fatos que comprovam a naturalidade em dar e receber estímulos.

     22.2. AS NECESSIDADES HUMANAS:

   a. EXERCÍCIO: Quais as três maiores necessidades, se realizadas, o fariam feliz?

     b. EXERCÍCIO: Pensando nos outros (namorado/a, cônjuge, filhos, pais, etc) quais as necessidades deles?

     22.3. OS ESTÍMULOS (afago, carícia):

      a.  A "fome de estímulos"

      b. Estímulos e o homem "civilizado"

      c. Algumas maneiras de fazer alguém feliz

      d. Tipos de Estímulos: 

           d.1. Estímulos Físicos e os 14 tipos;   

          d.2. Estímulos Verbais e os estereótipos;

          d.3. Estímulos Positivos;

          d.4. Estímulos Incondicionais;

          d.5. O Elogio;

          d.6. Estímulos Condicionais;

          d.7. Estímulos Negativos;

          d.8. Estímulos Falsos (De Lástima, Adulação, de Plástico);

          d.9. Estímulos de Tempo, presença, e Ajuda;

          d.10. Estímulos Manchados;

          d.11. Estímulos de Lealdade;

          d.12. Coleção de "Figurinhas".

      e. EXERCÍCIO: Estimulograma: Diagnóstico dos Estímulos

      f.  Os estímulos das "Mensagens na camiseta"

      g. EXERCÍCIO: As mensagens na camiseta que você usa

      h. EXERCÍCIO: As fontes de satisfação

     i. EXERCÍCIO: As fontes de insatisfação. Ações para eliminá-las

     j. Artigo: Quem sabe o valor de um tapinha nas costas?

     k. Artigo: Acaricie, encoste: gestos que podem até curar.

23. TEMPO: A sua maior riqueza

   23.a. Maneiras de estruturar o tempo:

         a.1. Isolamento

         a.2. Rituais

         a.3. Passatempo

         a.4. Intimidade

         a.5. Atividade

         a.6. JOGOS PSICOLÓGICOS:

             . A fórmula de um jogo psicológico

            . Jogos da Vida: conjugais, de reuniões sociais, de sexo, do submundo, de consultório, que os pais ensinam, na escola, corporais, de adolescentes.

            . Regras para não entrar ou para sair de jogos.

        . TRIÂNGULO DRAMÁTICO: Perseguidor, Salvador e Vítima

        a.7. EXERCÍCIO: Tempograma

24. POSIÇÕES EXISTENCIAIS:

   24.a. Posição OK - OK

   24.b. Posição OK - NÃO-OK

   24.c. Posição NÃO-OK - OK

   24.d. Posição NÃO-OK - NÃO-OK

25. EXERCÍCIO: Posição Existencial - Avaliação nas áreas Profissional, Casal, Familiar e Social

26. EXERCÍCIO: O Okeigrama

 

 

Conteúdo – ÍNDICE DO MATERIAL DIDÁTICO PARA O INSTRUTOR

190 páginas com 164 referências bibliográficas

1. Objetivos do curso

2. Análise Estrutural e Funcional, e influência da micro-cirurgia.

3. As Divisões da Personalidade. Análise Estrutural de 1ª Ordem.

    3.1. PAI: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos.

    3.2. ADULTO: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos.

    3.3. CRIANÇA: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos.

4. EXERCÍCIO: Estados do Ego.

5. Análise Estrutural de 2ª Ordem:

   5.1. PAI CRÍTICO

   5.2. PAI PROTETOR

   5.3. PAI BRUXO

   5.4. ADULTO: Ethos, Technos, Pathos

   5.5. CRIANÇA ADAPTADA

   5.6. CRIANÇA REBELDE

   5.7. CRIANÇA OPOSITORA

   5.8. CRIANÇA SUBMISSA

   5.9. PEQUENO PROFESSOR

   5.10. CRIANÇA NATURAL (LIVRE)

6. Patologias (Disfunções) dos Estados do Ego

7. Esquema Funcional mais usado em Análise Transacional

8. EXERCÍCIO: Estados do Ego

9. EXERCÍCIO: Estados do Ego em um caso prático de empresa

10. EXERCÍCIO: Egograma no lar e no trabalho: Como me vejo

11. EXERCÍCIO: Decisões para Mudanças no lar e no trabalho

12. ANÁLISE DAS TRANSAÇÕES:

  12.1. Técnica para evitar conflitos

  12.2. Transações Complementares

  12.3. Transações Cruzadas

  12.4. Transações Ocultas (Ulteriores)

  12.5. Transações Especiais: Diálogo Interno, Simbiose

  12.6. Circuito Não-OK da Raiva

13. EXERCÍCIO: identificação das Transações

14. MANDATOS:

  14.1. VIVA, seja uma pessoa feliz e capaz;

      a. O que fazer de prático para desenvolver este mandato (Encorajamento; Falar à situação e não agredir; Dar estímulos aos comportamentos adequados; Não culpar o passado; Usar a comparação a seu favor; Usar o perdão; Ter um significado para a vida)

  14.2. NÃO SINTA (Seja uma pessoa rejeitada e inferiorizada)

  14.3. NÃO PENSE (Seja uma pessoa incapaz e insegura)

  14.4. NÃO VIVA (Seja uma pessoa infeliz)

15. OS IMPULSORES E OS PERMISSORES:

  15.1. Impulsor SEJA PERFEITO; Os Permissores do Seja Perfeito

  15.2. Impulsor SEJA FORTE; Os Permissores do Seja Forte

  15.3. Impulsor SEJA APRESSADO (Faça Depressa); Os Permissores do Seja Apressado

  15.4. Impulsor SEJA ESFORÇADO; Os Permissores do Seja Esforçado

  15.5. Impulsor AGRADE SEMPRE (Agrade a todos); Os Permissores do Agrade Sempre

16. EXERCÍCIO: Análise dos Impulsores e dos Permissores – Novas decisões na vida

17. ARGUMENTO DE VIDA (Script):

   17.1. Triunfador

   17.2. Perdedor

   17.3. Não Triunfador

   17.4. O Ganhador e o Perdedor

18. EXERCÍCIO: Autoanálise: Diagnóstico do Argumento de Vida nas áreas Profissional, Casal, Familiar e Social

19. ESTÍMULOS PSICOLÓGICOS:

    19.1. Fatos que comprovam a naturalidade em dar e receber estímulos.

     19.2. AS NECESSIDADES HUMANAS:

   a. EXERCÍCIO: Quais as três maiores necessidades, se realizadas, o fariam feliz?

     b. EXERCÍCIO: Pensando nos outros (namorado/a, cônjuge, filhos, pais, etc) quais as necessidades deles?

     19.3. OS ESTÍMULOS (afago, carícia):

      a.  A "fome de estímulos"

      b. Estímulos e o homem "civilizado"

      c. Algumas maneiras de fazer alguém feliz

      d. Tipos de Estímulos: 

           d.1. Estímulos Físicos e os 14 tipos;   

          d.2. Estímulos Verbais e os estereótipos;

          d.3. Estímulos Positivos;

          d.4. Estímulos Incondicionais;

          d.5. O Elogio;

          d.6. Estímulos Condicionais;

          d.7. Estímulos Negativos;

          d.8. Estímulos Falsos (De Lástima, Adulação, de Plástico);

          d.9. Estímulos de Tempo, presença, e Ajuda;

          d.10. Estímulos Manchados;

          d.11. Estímulos de Lealdade;

          d.12. Coleção de "Figurinhas".

      e. EXERCÍCIO: Estimulograma: Diagnóstico dos Estímulos

      f.  Os estímulos das "Mensagens na camiseta"

      g. EXERCÍCIO: As mensagens na camiseta que você usa

      h. EXERCÍCIO: As fontes de satisfação

       i. EXERCÍCIO: As fontes de insatisfação. Ações para eliminá-las

       j. Artigo: O valor de um tapinha nas costas

       k. Artigo: Os gestos físicos que podem até curar.

20. TEMPO: A sua maior riqueza

   20.a. Maneiras de estruturar o tempo:

         a.1. Isolamento

         a.2. Rituais

         a.3. Passatempo

         a.4. Intimidade

         a.5. Atividade

         a.6. JOGOS PSICOLÓGICOS:

             . A fórmula de um jogo psicológico

           . Jogos da Vida: conjugais, de reuniões sociais, de sexo, do submundo, de consultório, que os pais ensinam, na escola, corporais, de adolescentes.

            . Regras para não entrar ou para sair de jogos.

            . TRIÂNGULO DRAMÁTICO: Perseguidor, Salvador e Vítima

            . Jogos transacionais: Todos perdem

        a.7. EXERCÍCIO: Tempograma

21. POSIÇÕES EXISTENCIAIS:

   21.a. Posição OK - OK

   21.b. Posição OK - NÃO-OK

   21.c. Posição NÃO-OK - OK

   21.d. Posição NÃO-OK - NÃO-OK

22. EXERCÍCIO: Posição Existencial - Avaliação nas áreas Profissional, Casal, Familiar e Social

23. EXERCÍCIO: O Okeigrama

24. APLICAÇÃO PRÁTICA DOS CONHECIMENTOS: APRESENTAÇÃO EM POWER-POINT (em CD) - Palestra: Estímulos para relacionamentos com mais qualidade.

25. Bibliografia