Currículo

 

      Antonio de Andrade, é escritor ( 9 livros) e jornalista com formação em Psicologia e Filosofia, de Lorena, SP, Brasil, cidade onde nasceu e está residindo. Pós-graduado em Administração de Empresas, é formado em Psicologia (Licenciatura e Curso de Formação de Psicólogo) e em Filosofia e fez vários outros cursos de extensão universitária. Em julho de 2004 recebeu o registro como Jornalista. Enquanto estudante de Psicologia trabalhou como Psicometrista em Instituto de Psicologia; foi Presidente do Centro de Estudos Psicológicos, exerceu a função de Secretário do Depto de Psicologia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, SP (atual Unisal - Universidade Salesiana), foi professor de Técnicas de Exame Psicológico no Curso de Psicologia; no Curso de Complementação Pedagógica lecionou Medidas Educacionais, e na cidade, foi Presidente do Centro Estudantil Lorenense, por duas gestões consecutivas. Após formado Psicólogo, trabalhou na área empresarial por muitos anos, iniciando como Supervisor de Treinamento na Johnson & Johnson SA de São José dos Campos, SP e depois, por 10 anos, como Psicólogo e Assessor da Diretoria da Artex SA - Fábrica de Artefatos Texteis, de Blumenau, SC, tendo trabalhado depois na Tabacos Brasileiros Ltda e Auto Viação Catarinense SA. Foi Psicólogo no Governo do Estado de SC-Detran Regional de Blumenau por 10 anos e professor na Furb -Fundação Universitária Regional de Blumenau, onde lecionou em Curso de Pedagogia as matérias Psicologia Geral e Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Foi professor de Psicologia do Trabalho no IIIº Curso de Medicina do Trabalho, promovido pela Associação Catarinense de Medicina e foi Supervisor de Estágio na área de Psicologia do Trabalho a nível de Graduação e aperfeiçoamento extra-acadêmico. Exerceu, paralelamente por 15 anos, atividades como Terapeuta de Casais e Adultos na Clínica Psicológica Catarinense SC Ltda na qual era sócio, e atuou também como Consultor em D. O. - Desenvolvimento Organizacional, realizando Avaliação de Chefias (com sistema que criou), Seleção de Pessoal, Pesquisa e Análise do Clima Humano (método próprio) e ministrou Treinamento de Chefias (para diretores e gerentes) com cursos de sua criação, cursos adaptáveis à realidade de cada Empresa cliente. Continua em atividades, como autônomo, mesmo após ter recebido a aposentadoria, por tempo de contribuição.

           Após a grande enchente em Blumenau de 1984, onde exercia atividades profissionais por mais de uma década, decidiu retornar para sua terra natal  em Lorena, SP, atuou em clínica psicológica e convidado por uma empresa voltou a residir em Blumenau por 2 anos para fazer consultoria em uma empresa da cidade, e após o término  realizou consultoria em Brusque e em Florianópolis, empresas que o convidaram e após esses trabalhos retornou à Lorena e foi trabalhar em São Paulo, como Gerente de Treinamento, em Empresas de Consultoria de Produtividade (Forum Brasileiro de Dirigentes de Empresas, BMS - Business Management Services Ltda e Alexander Proudfoot Serviços Ltda), época em que ministrou Seminários Especiais de Treinamento (cursos de sua autoria) para Diretores e Gerentes de grandes e médias empresas em várias regiões do Brasil. Nessa época cancelou sua inscrição como Psicólogo no Conselho Regional por não mais exercer atividades específicas de Psicólogo. Depois das experiências profissionais como empregado em Empresas de  Consultoria, com o desemprego causado pelo "Plano Collor" que fez muitas empresas de consultoria fecharem, e com crise de desemprego na área de empresas, resolveu estruturar uma microempresa de venda de produtos de papelaria, formulários contínuos e serviços de recondicionamento de fitas de impressoras de computador (nylon) e máquinas de escrever(nylon e polietileno), trabalhos que realizou por quatro anos desenvolvendo uma carteira de clientes com grandes empresas como Petrobrás-Revap, Inpe- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais,  CTA- Centro Técnico Aeroespacial, e outras empresas, atendendo toda a região do Vale do Paraíba e sul-fluminense. Com o surgimento de impressoras a laser e jato de tinta, com as empresas deixando de utilizar máquinas de escrever e impressoras a nylon, encerrou a microempresa.

Convidado pelo novo governo municipal de Lorena, assumiu em sua cidade natal, a função de  Secretário Municipal do Desenvolvimento Social tendo exercido por 4 anos, além de suas responsabilidades como Secretário, outras atividades como Vice-presidente da Defesa Civil, Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e membro de Comissões Especiais de Licitação e Sindicância. Nessa época, dentre outros Programas criados para o atendimento eficaz das várias atividades da Secretaria que chefiava, criou e desenvolveu o  "Procotó -Programa de Comunicação Total", editando um informativo com notícias do que ocorria na área que chefiava no município e outras matérias que escrevia de incentivo à cidadania responsável e melhoria do ambiente humano da cidade. Com essas experiências escreveu "Ações Municipais, com qualidade, em Desenvolvimento Social".

Após essas atividades, voltou a atuar como Profissional Autônomo, ministrando treinamento para diretores e gerentes de empresas, e para grupos de pessoas como pais e educadores, profissionais liberais, etc, curso que pode ser conhecido no site, na página "Cursos". Para empresas, ministra treinamento grupal de chefias (cursos de dois dias de duração para os níveis de diretores, gerentes e outras chefias, em turmas fechadas) em "Análise Transacional para o desenvolvimento interpessoal". Outro curso que ministrava, "Comunicação Empresarial Eficaz", no momento não o está realizando. Além desses cursos realiza Palestras para Escolas, Universidades, Prefeituras, Empresas e outras instituições.

Com as experiências de criar e desenvolver textos na época das atividades na área pública, tomou gosto por escrever e com materiais de pesquisa que realizava há muitos anos escreveu seu primeiro livro, "1932 - Os deuses estavam com sede", publicado em 1997 pela Editora Stiliano, um romance histórico ambientado na Revolução Constitucionalista de 1932, na qual seu pai lutou como padioleiro e com quem aprendeu os ideais de se lutar pela melhoria do país e de um mundo melhor. Seu segundo livro, publicado em 1998, pela Editora Mercuryo, foi "Para um novo amanhecer", um livro de autoajuda com os caminhos para um novo nascer de felicidade, da alegria de viver e entusiasmo pela vida, encontrando a paz, a harmonia no relacionamento e as fontes de satisfação, aplicando as experiências que teve com sua separação e divórcio ocorrido em 1990, com o relacionamento com a nova companheira e com suas experiências de anos como Terapeuta.

 

      

     

     Estruturou em 01/10/1998 a Editora Opção (Antonio de Andrade Editora ME, firma individual), com o objetivo principal de publicar seus próprios livros e de outros autores interessados, oferecendo aos novos escritores a oportunidade de realizarem o sonho de publicarem seus livros. O slogan da Editora é "Plantando ideias saudáveis para um mundo humano melhor". O primeiro livro publicado pela Editora Opção,  foi o seu terceiro livro, "Criança feliz, adulto feliz", um livro para educadores e pais formarem crianças e jovens saudáveis e equilibrados e os adultos poderem fazer uma autoanálise para maior realização como pessoas. Publicou em seguida o seu quarto livro "Os segredos de Fellicia", um romance moderno, erótico, com uma história sobre a busca e o encontro da felicidade e realização emocional e sexual (aplicando os seus conhecimentos dos anos em que atuou como Terapeuta de casais), e os ideais de uma sociedade humana planetária onde as pessoas possam encontrar a realização de seus sonhos. 

     Em outubro de 2003 publicou o seu quinto livro "Disciplina e a educação para a cidadania", escrito em parceria com sua esposa Vera Lucia Ramos de Oliveira, pedagoga e educadora. Esse livro é um incentivo para educadores e pais poderem obter melhores resultados na educação das crianças e jovens para poderem ter comportamentos saudáveis e equilibrados de cidadania, contribuindo assim, para que a sociedade humana venha a ser formada por pessoas mais responsáveis e equilibradas com um agir e reagir harmônico, sem violência. 

      Em 2004 começou a reestruturar como materiais didáticos, ideias desenvolvidas e pesquisas e trabalhos realizados, materiais utilizados em seus trabalhos como Consultor Organizacional na orientação de empresários. Os trabalhos resultaram em textos especiais, como Consultorias escritas, materiais didáticos que poderão ser muito úteis aos empresários e outros profissionais, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, Psicólogos, Administradores de Empresas, etc, que poderão adquirir e  utilizar tais materiais didáticos, economizando um tempo precioso e recursos financeiros na pesquisa, estudo e estruturação dos temas colocados à disposição, pelo site. Em vez de publicá-los como livros, estão editados como Consultorias Escritas, pastas encadernadas em espiral. Veja maiores informações, neste site: 

                                                             

    Devido aos custos cada vez mais elevados para se manter uma editora, mesmo uma micro empresa (contador, Nota Fiscal eletrônica, etc), e depois de pesquisas e análise, constatou que poderia continuar, como profissional autônomo, a editorar seus livros, registrá-los na Biblioteca Nacional e imprimi-los em gráficas terceirizadas, e vender os livros e materiais didáticos especiais, todos registrados em seu nome pessoal, situação utilizada por muitos escritores atualmente. Decidiu então encerrar as atividades da micro empresa em 31/03/2010, depois de 11 anos e 5 meses de funcionamento, mantendo a propriedade do nome "Editora Opção" (usando esse nome comercial de fantasia em suas atividades como profissional autônomo) e a propriedade de seu domínio e site www.editora-opcao.com.br, site de divulgação de seus livros, materiais didáticos especiais, seus cursos e palestra.

    Pelo site divulga também os Artigos/Mensagens Educativas Positivas que escreve, dentro do seu objetivo de divulgar "ideias para melhores ações humanas", mensagens de vida saudável e feliz, incentivando as pessoas a buscarem o equilíbrio, a paz interior, a harmonia na vida de casal, familiar, social e profissional, e agirem com uma cidadania consciente e responsável, para que a sociedade humana venha a ser formada por pessoas com melhores "qualidades humanas". Os Artigos são mensagens educativas positivas e têm mensagens de alegria, de entusiasmo pela vida, de encontro da felicidade e é a sua modesta contribuição para que mais pessoas possam descobrir que podem viver uma vida com melhor qualidade emocional, sexual e espiritual, vivendo sem culpa ou inibição, dois dos aspectos que mais encontrou quando exerceu atividades como Terapeuta de Casais. A escrita e divulgação para uso gratuito desses artigos, por quaisquer meios ou instituições, é o seu modo de "espalhar alegria" pelo mundo"... Alguns de seus leitores o definiram como "um escritor do amor, do otimismo e da esperança", pois suas ideias incentivam as pessoas a assumirem suas vidas com otimismo e alegria, a fazerem alguma coisa de positivo para realizarem seus sonhos de felicidade...

 

   Veja algumas entrevistas dadas por Antonio de Andrade:

 

Experiências como estudante de Psicologia e nos anos de atuação como Psicólogo - Lições de vida úteis para novos estudantes de Psicologia. Conheça, após a entrevista, o Laboratório de Psicologia que existia em Lorena.


Felicidade, pela Simplicidade Voluntária


Educação para um mundo melhor:  firmeza com coração


Atendimento eficiente: algumas questões


Algumas ideias sobre Turnover 


 Experiência Psicológica: Aumento do desempenho na presença de outros


 A memória dos ideais de 1932


    Relatos históricos das Enchentes em  Blumenau, SC, anos 1984  e 2008    


Lições de vida de uma viagem ao sul do país


Empresas, por cidades, com as quais já realizou algum tipo de atendimento, seja em Consultoria Organizacional, Cursos, Palestras, Consultorias Escritas, Psicotécnicos (quando atuava em Consultório psicológico) ou ainda quando tinha microempresa de recondicionamento de fita de computador ou máquinas elétricas. A relação não é completa porque algumas empresas e profissionais não autorizaram a divulgação como clientes: