Artigos        

            MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

1º Capítulo do livro "PARA UM NOVO AMANHECER"

 de autoria de Antonio de Andrade

Prezado/a internauta 

 
Apresento aqui, para você conhecer o estilo do meu livro, o texto do 1º Capítulo do livro "PARA UM NOVO AMANHECER", de minha autoria, cuja primeira edição com 125 páginas foi publicada em 1998 pela Editora Mercuryo. O contrato para publicação com essa editora não foi renovado (a autorização para essa editora comercializar este livro já foi encerrada e a sua venda no formato impresso é unicamente pelo site do autor, nome comercial "Editora Opção", www.editora-opcao.com.br ). Este livro está devidamente registrado na Biblioteca Nacional, Escritório de Direitos Autorais, registro nº 130.448, e tenho os direitos de publicação desse livro.  A 2ª edição será publicada por edição pessoal, como autor.
 
Como autor e detentor dos Direitos Autorais deste livro, dentro do sistema "Creative Commons" (CC), autorizo, como licença autoral, o acesso livre sem fins comerciais a este texto do 1º Capítulo do meu livro, para conhecimento da obra. Os meus direitos como autor são reservados exclusivamente para uso comercial.
 
Caso deseje ler o texto completo, poderá comprar o livro, comercializado legalmente unicamente por este site.
Click no link:  www.editora-opcao.com.br/amanh.htm  
 
 
Atenciosamente,
Antonio de Andrade
Contato: e-mail opcao@editora-opcao.com.br

 

 ... Aguarde uns minutos a entrada do texto  ...

 

 

  

          
    

 

                         Dedicatória

 

             Para Vera Lucia, minha companheira de todos os momentos,  com  quem encontrei a verdadeira felicidade, a alegria de viver e  um novo significado em minha vida.

             Para Nicole, Attila, Natasha e Árpád, meus quatro filhos, que fazem parte de minha caminhada  feliz nesta vida.

             Para todos os meus familiares, amigos e amigas, todos com os quais  tive e tenho,  a satisfação de ter as suas presenças em minha vida, vivendo momentos felizes e alegres.

                Para todos aqueles que na relação Terapeuta-Cliente, tive a satisfação de participar  de suas transformações  pessoais, vivenciando juntos  a caminhada em direção à felicidade.

                Para todos os seres humanos que vivem dentro do idealismo de um mundo melhor, e fazem a sua parte, o melhor possível, para que este mundo realmente seja transformado, a partir da transformação de suas individualidades.

            Para você  que está lendo este livro  "uma pessoa especial nesta vida",  que está em busca da plenitude, da harmonia, da motivação para a alegria de viver, da felicidade e do entusiasmo pela vida...

                                                   dedico  este livro.

                                                             Antonio de Andrade

       Introdução

            Felicidade  é o tema deste livro, o objetivo de vida de todo ser humano.  Neste livro você irá ler sobre os caminhos para encontrar a sua felicidade e viver feliz,  integralmente,  o tempo de sua vida.  A busca da felicidade é um trilhar individual de um caminho que ninguém pode fazer por você. Você é o único responsável pela sua felicidade. Só você pode decidir ou não ser feliz, com você mesmo e com os outros, tendo uma vida plena de realização, como ser humano.

            Na busca da felicidade e da alegria de viver,  muitas vezes você  encontra barreiras em sua caminhada. Outras vezes, sente-se “por baixo”, inferiorizado e querendo “dar uma virada” para uma vida melhor, mais harmoniosa, mais alegre, mais feliz.  Você deseja fazer chegar um novo amanhecer em sua vida, que traga a tão almejada felicidade, dando à sua existência um melhor e novo significado.

            Você deseja  transformar a sua vida, deseja uma mudança,  mas não sabe como fazê-la, pois os motivos podem estar fora de seu nível de consciência.  É possível você fazer essa transformação em sua vida, trazendo à sua consciência esses motivos que funcionam como barreiras inconscientes para a sua felicidade.  É possível você  superar essas barreiras (muitas delas imaginárias em sua própria mente), e alcançar o estado de plenitude, de paz, de harmonia, de alegria, enfim,  um novo amanhecer de felicidade em sua vida. Além disso, você pode estar querendo sair do estilo de vida onde predomina o consumismo desenfreado que o leva a querer bens materiais cada vez mais, em ter cada vez mais, fazendo-o viver angustiado, estressado, e não aproveitando bem e melhor as suas condições de vida, vivendo mais presente com os seus entes queridos. Você quer aprender a viver no estilo de vida denominado de Simplicidade Voluntária,  um dos mais importantes movimentos sociais, a tal ponto que previsões dizem que vai virar uma tendência mundial, estilo de vida que está levando muitas pessoas a descobrirem os modos de viver uma vida mais realizadora e feliz.

            Isso é possível, e neste livro você irá encontrar os caminhos. 

           Nos 12 anos de exercício profissional como Terapeuta de adultos, participei da caminhada de muitos clientes na eliminação das barreiras e  proibições mentais, das angústias existenciais e dependências que existiam nos caminhos de suas vidas, impedindo o atingimento de suas felicidades e de uma maior consciência de si mesmos. Foi um aprendizado conjunto sobre os caminhos  da felicidade, vivenciando ideias e as transformações  que aconteciam  na vida de cada um, nas atitudes em relação a si mesmo e em relação aos outros, na alegria de viver e no entusiasmo de estar vivendo o seu momento presente.  Os métodos práticos utilizados para os clientes encontrarem as suas realizações,  vivendo de modo  integral e harmonioso como pessoas,  foram eficientes, por serem práticos e não só teóricos.  Funcionaram bem com eles e podem funcionar bem com você também. Essa vivência  no trilhar dos caminhos para a felicidade é que apresento a você, neste livro.

            Você também pode alcançar a sua felicidade, do mesmo modo como aconteceu com uma das clientes,   como revelam as  palavras que ela escreveu em um cartão de Natal:

   “Para um  Novo Amanhecer" - este é o título do cartão  que  escolhi  para  lhe mandar. Desejo, como sua  cliente e amiga, de  de todo  o coração, que o Sr. seja feliz  na  sua caminhada e que possa continuar fazendo felizes as  pessoas  que atende na Clínica e também,  os  seus  familiares.  E que a cada  novo amanhecer,  todas suas esperanças, seus objetivos, sua alegria  e  seu entusiasmo se renovem, na esperança de um futuro cada vez mais feliz. Muito obrigado  pela amizade,  pelo carinho profissional e pelo entusiasmo na arte de viver que recebi do Sr. Hoje  sinto que estou mais feliz, mais realizada e também, aprendi a fazer  as outras pessoas felizes.  Com um grande abraço, de sua cliente e amiga, (CJ)”

              Agradeço a essa cliente e amiga, o cartão  enviado, anos atrás, inspiração para o título deste livro. A escolha desse título tem uma razão forte, simbólica.

             Um novo amanhecer - o sol nascendo e iniciando um novo dia - tem um grande significado, pois o sol é a essência da vida neste planeta Terra. Sua luz resplandecente dá a vitalidade em tudo. E quando os seres humanos, depois de uma noite de sono, iniciam um novo dia, esse novo início tem um significado profundo de esperança em todos os seres: a vida continua,  ela está ali  como uma grande oportunidade para todos viverem essa vida em sua plenitude.

             O sol simboliza a alegria do viver  feliz e mostra que naquele dia - a realidade que existe - é a sua chance de um novo começo. Assim como o sol nasce para todos os seres, indistintamente,  e assume a sua posição no céu, iluminando o planeta, cada um de nós pode assumir a sua vida, vivendo uma vida no céu  da plenitude e da felicidade.  E afirmar: -Hoje é o 1º dia feliz do resto de minha vida!

             Ao ler este livro, procure entender o que lê, deixando a mente aberta e receptiva. Procure sentir o que for importante para você, aquilo que lhe tocar  de modo significativo. Quando isso acontecer, pare a leitura e reflita um pouco o aspecto que lhe tocou mais intimamente o seu espírito e sua mente,  relacionando-o com a sua vida.

            Desejo que este livro seja a abertura de uma porta  para  a iluminação de felicidade de seu ser. Que você tenha grande sucesso em sua caminhada em direção à felicidade.

                                                                Antonio de Andrade.

      Capítulo  1

                                                                                                                    

      A vida apresenta  a cada ser humano situações nas quais ele pode estar sentindo-se muito bem e outras nas quais não se sente tão bem. Se você está nestas  últimas situações, é provável  que  esteja  almejando  ter um novo amanhecer radiante em sua vida, onde possa  encontrar, novamente, a alegria de viver  e a felicidade tanto  esperada...

            Se está lendo este livro, é porque você está VIVO e isso já é um grande começo para ter “um novo amanhecer” em sua vida.  Um ditado chinês diz  que:

    “uma grande caminhada começa com um passo”.

             Então, vamos lá!  Comece a agir,  dando o primeiro passo, para  iniciar um  amanhecer de um novo dia radiante em sua vida,  enchendo-a de luz e coisas boas. Você pode! Você consegue! E sabe por que? Porque desde o primeiro instante de sua vida, você conseguiu, VOCÊ VENCEU! 

             Mentalmente, faça  uma volta  àquele instante todo especial em que você foi gerado. Olhe, lá está o óvulo de sua mãe, na curva das Trompas de Falópio (modernamente chamadas de Tubas Uterinas), esperando um visitante  muito importante e especial, já estabelecido que chegará, pela divina vida... Seu pai, num ato de amor todo especial  com sua mãe, deposita nela em torno de 500 milhões de espermatozoides, maduros, ágeis, numa corrida veloz iniciando no  fundo  vaginal, no “colo do útero”,  subindo em direção às Trompas de Falópio/Tubas Uterinas  de sua mãe.

            Saia da frente, que lá vem eles em sua corrida pela vida. Uau! Já pensou? Uma corrida com 500 milhões de participantes? E olhe lá na frente junto ao óvulo, já existe um  espermatozoide vencedor, aquele que o óvulo  recebeu  de braços abertos para, fundidos em uma só célula vital, iniciar a vida de um ser humano vencedor na vida: VOCÊ!

             Soem as trombetas, rufem os tambores,  badalem os sinos, alegrem-se todos!  Uma nova vida é iniciada: -   VOCÊ, um ser único neste Universo, com características genéticas únicas que ninguém mais tem, dentre os bilhões de seres humanos existentes no planeta Terra.   Um verdadeiro triunfador para a vida: VOCÊ.

            Que oportunidade a  divina vida lhe deu, permitindo que VOCÊ, em vez de milhões outros,  fosse o resultado da união daquele espermatozoide vencedor com aquele óvulo!

            E já que VOCÊ é um vencedor, desde o primeiro segundo de sua vida,  continue a vida com alegria, com entusiasmo e a cabeça erguida, atitudes de uma pessoa que venceu uma prova importante. Lembre-se que  você ganhou de muitos  outros milhões que poderiam ter ganho a tal corrida pela vida.

            Você foi

               o único vencedor !

            Vamos lá, acorde para a vida,  você pode ser feliz, apesar dos obstáculos que existirem em sua vida. Como disse  Maeterlinck:

     “Nada  contribui  tanto  para a felicidade

             como trocar as preocupações

                      pelas  ocupações”.

            É possível você ter um novo amanhecer, nascendo radiante para a vida, como você conseguiu no primeiro momento de sua existência  e viver feliz na sua vida ... Afinal, como diz um ditado grego:

              “Você tem as tintas e os pincéis,

          só falta pintar um quadro de paraíso,

                           entrar nele

                          e  viver feliz”.

            E um provérbio árabe semelhante diz:

                    “A vida é como um tapete.

                  A cor e o tecido já vêm prontos,

                    mas é você quem vai tecê-lo”.  

             Mas, pode ser que você, ainda esteja aí parado, tristonho, frustrado e desiludido, tenso, ansioso, achando-se um coitado, uma vítima ou um perdedor, sentindo um vazio e um tédio, esperando ser percebido e aprovado, que  alguma  outra  pessoa chegue até você e o console, o afague, “o  pegue  no  colo”  como  sua  mãe, ou seu pai,  fazia quando era um bebê...

            Situação cômoda e agradável, não é?   Todo mundo gosta de receber alguma coisa, qualquer coisa, de outra pessoa, e sabe por que?  Porque nessa situação você irá sentir-se importante, sentir que tem algum valor, sentir-se alguém especial, como se você fosse o “centro do Universo”.

            É gostoso sentir-se o “centro das atenções”, não há dúvida, mas seja realista:  não dá para ficar como “centro da roda do Universo”  todo momento, não é? 

             Você já percebeu a necessidade de mudança para uma situação de vida mais satisfatória, mais realizadora e feliz, aceitando-se a si mesmo e a sua existência como fatos importantes.

            Mas é você, somente você,  com suas forças internas e sua fibra, é quem  irá realizar as mudanças. É como diz aquele ditado popular:

                 “Ninguém pode prejudicar você,

                     a não ser você mesmo,

             assim como ninguém pode mudar você,

                     a não ser você mesmo”.  

            A mudança é uma das características de nosso mundo. Este sofre transformações, na velocidade de um  cronômetro,  mudanças  rápidas  e  profundas.  Será  que essas transformações estão concentradas em algum segmento ou camada da população? Será que ocorrem nos grandes dirigentes mundiais, nos presidentes, governadores ou prefeitos? Ou nos  dirigentes de indústrias?  Teria alguém mais poderes que outros para fazer as coisas mudar, avançar, retroagir, interferindo, causando medo, alegria, ansiedade, ou  instalando o caos?  É claro que não, pois somos  todos  passageiros  neste  planeta  Terra   e  cada um  de  nós  tem  uma  parcela, maior  ou menor, de responsabilidade sobre tudo o que acontece no mundo, em especial sobre o que acontece com a sua vida.  Cada ser humano,  no período de sua vida por este planeta, deixa alguma marca pessoal de mudança...

            E mesmo sendo nós os responsáveis e colaboradores dessas transformações, por quê muitas vezes relutamos em aceitar  as mudanças?

             Parece ser mais fácil acomodar do que aceitar alguma mudança. Essa é, na verdade, uma resistência natural do ser humano porque sente-se melhor no ambiente conhecido, uma defesa que nos impede de aceitar as mudanças, fazendo com que, acomodados, ficamos assistindo a evolução através das nossas próprias janelas da limitação.

            Mas o mundo tão freneticamente mutante oferece, a cada um de nós, e a você  em  especial, as ferramentas  para  acompanharmos as mudanças, fazendo parte delas e colaborando para um mundo melhor.

             O mundo lhe dá a oportunidade de ser um agente de mudança, fazendo bem a sua parte.  Essa é a única fórmula para você alcançar o sucesso e as realizações desejadas:  você agir, fazendo o seu esforço pessoal, fazendo alguma coisa.

 

            Certa vez,  iniciou um incêndio em uma floresta. Enquanto todos os animais fugiam da situação ou ficavam olhando a uma distância segura, um pequeno pardal voava até um riacho próximo, enchia o seu pequeno bico com água,  voava de volta e jogava sobre o fogo  a gota de água.  Em certo momento, um elefante parou o pardal e perguntou:

             ¾  Mas pardal, você acha que  conseguirá algum resultado trazendo água nesse seu biquinho?   O pardal lhe respondeu:

             ¾ Se vou conseguir não sei, apenas estou fazendo a minha parte.

 

            Faça a sua parte, pois só assim você obterá mudança em sua situação!  Quando você faz a sua parte, você está num processo de desenvolvimento pessoal, mudando de uma situação para outra  mais evoluída, assumindo o destino de sua vida e pelos resultados que obtém. Na realidade, só você é o responsável pelos resultados que obtém na vida.  Diz um ditado:

           “Ninguém pode viver sua vida por você.

        Ninguém pode conseguir o sucesso por você.

          Você é quem faz a história de sua vida”.

            Quando você faz algum esforço, você está saindo do conformismo, está lutando para alguma mudança acontecer, está realizando algo de positivo em sua existência. Não fica esperando que  “algum milagre” venha de fora para dentro de sua vida.

            Quando você faz o esforço pessoal, qualquer que seja ele, você está fazendo uma mudança de dentro para fora. Para você mudar precisa fazer mudanças dentro de você, no seu interior, em seu comportamento, em suas atitudes frente à vida,  abrindo caminho através das barreiras que talvez  tenha construído à sua volta.

            Um famoso ditado chinês diz:

                “Dê um peixe a um homem 

            e o estará alimentando por um dia.

                 Ensine um homem a pescar

            e o estará alimentando o resto de sua vida”. 

            Quando você é “ensinado a pescar”, na realidade está redescobrindo-se como pessoa única no Universo, capaz de fazer algo importante por sua própria vida. Essa redescoberta, afetando positivamente a sua autoestima, a sua autoimagem, é um fator desencadeador de seu crescimento como pessoa, é um novo amanhecer nascendo em sua vida... 

            A vida começa a lhe sorrir e você a sorrir para a vida.

                  ... “Escolhe, pois, a vida.”  ¾  diz a Bíblia em Deuteronômio, 30:19.  É como diz outro ditado:

         “Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”.

            E a Bíblia também falou isso em outras palavras:

                    “A fé move montanhas...”

             Quando você faz um esforço pessoal em direção ao seu crescimento, começa a acreditar em você mesmo, a  ter fé em você mesmo.  Essa nova atitude em relação à vida (um novo amanhecer nascendo...) faz você parar com a fantasia de que “o mundo“ virá em seu auxílio, que as coisas acontecerão para você sem você precisar fazer nenhum esforço pessoal. Não há nada mais triste do que uma pessoa que passa a vida inteira parada, sem fazer nenhum esforço, sem fazer nada de útil, simplesmente aguardando a chegada de alguma ajuda milagrosa que resolveria todas as suas dificuldades, quando jamais essa pessoa fez alguma coisa, jamais fez um esforço pessoal para mudar a sua situação.

            Quando você faz o seu esforço pessoal para mudar, você sai da atitude de “esperar pela sorte”, porque com o esforço você está “fazendo a sua própria sorte”. É como diz o pensamento, de autor desconhecido: 

      “Um pouco mais de trabalho.

            Um pouco mais de audácia,

                  Um pouco mais de persistência.

                        Um pouco mais de entusiasmo.

                              Um pouco mais de decisão e ação.

                                     É isto que eu chamo de SORTE:”.

             Diz um Provérbio árabe que:

              “Quem quer fazer alguma coisa,

                      encontra um  meio.

                              Quem não quer fazer nada,

                                         encontra uma desculpa”.

            Você, como pessoa vencedora desde o primeiro instante de sua vida, é capaz de atingir alvos mais elevados, porque você tem dentro de si uma das forças mais poderosas do mundo: a vontade.

             A vontade é sempre mais forte do que qualquer outro sentimento, mesmo os negativos.  Você pode fazer aquilo que acredita que pode.  Essa verdade está expressa em outro ditado:  “A única coisa que fica entre um homem e o que ele quer na vida é, muitas vezes, apenas a vontade de tentar e a  fé em acreditar que é possível”.

            Quando você muda seus pensamentos negativos e começa a acreditar que pode,  ardendo  de  entusiasmo,  você  vai  descobrir que pode mesmo.  Faça um esforço, tente!  Você vai ficar surpreso com as mudanças boas que irão acontecer.  Como disse o filósofo Platão, na antiguidade:

          “O homem que faz com que tudo aquilo

                   que conduz à felicidade  

     dependa de si mesmo e não de outros homens,

           adota o melhor plano para ser feliz”.

            Infelizmente, a mediocridade parece confortável, pois muitas pessoas sonham, mas não ousam, vivem acomodadas à sua “vidinha”, não fazendo nada para melhorarem as suas vidas, ficam esperando o milagre cair do céu... não estão dispostas a agir, a mobilizar um mínimo de energia para o seu crescimento pessoal, fazendo um esforço para a mudança.  Não estão dispostas a dizer: ¾ Eu posso conseguir!  Eu posso fazer!  Eu posso...

   Se você acha que está derrotado, você está,

   Se acha que não se atreve, não o fará,    

   Se gosta de ganhar, mas acha que não pode,

   É quase certo que não poderá.

         Se acha que vai perder, já está perdido,

         Pois neste mundo descobrimos que

         O sucesso começa com a vontade de uma pessoa.

         É tudo um estado de espírito.                                  

   Se você acha que é inferior, você é,

   Você tem que pensar alto para subir.

   Tem que ter certeza de si mesmo, antes que

   Você possa  atingir o topo do sucesso.

            As batalhas da vida nem sempre cabem

            À pessoa mais forte ou a mais rápida.

            Pois, mais cedo ou mais tarde, quem vence

            É a pessoa  QUE ACHA QUE PODE!

                                              (autor desconhecido)

Mas você, o vencedor da  corrida pela vida,  de 500 milhões de participantes, tem todas as condições para dizer:

            ¾ Eu posso fazer algo para mudar

                a minha vida para melhor!

                  Eu posso ser mais feliz

                  e ter uma vida digna

                    como ser humano!

            Fazendo isso você estará mudando o estilo de uma vida baseada na popular ”Lei de Gerson”(levando vantagem...) para um novo estilo, baseado na  exemplar  “Lei do Senna”:

            Acabou a “Lei do Gerson”, onde você levava vantagem sem fazer esforço.

      Agora começa a “Lei do Senna”: Dedicação ao Trabalho, à Honestidade, ao Patriotismo, à Sinceridade, ao Positivismo, ao Profissionalismo, à Responsabilidade, à Coragem, à Garra e à Vontade de Vencer, fazendo o melhor possível, em toda e qualquer situação...  

 

            Quando você acredita que é possível mudar, você está enxergando a realidade como ela realmente é, percebendo as mudanças  e  o que você próprio precisa fazer para mudar. Você  pega o espelho de sua vida no qual vê você mesmo, sem mudança, e transforma-o em vidro transparente,  tirando a camada de prata que recobre o outro lado do espelho ( essa camada de prata significa tudo o que  está impedindo você de atingir um crescimento como pessoa, como preconceitos, acomodação, sentimentos negativos, etc.); quando você retira a camada de prata, começa a ver, e a viver,  a realidade como ela realmente é.

            Ver e viver  feliz em sua própria realidade! Ser feliz é uma forma de estar bem consigo mesmo e com a sua realidade, evitando a tendência de fugir de si mesmo,  deixando de enfrentar os seus próprios pensamentos, sentimentos e a sua situação.  Parece ser mais confortável deixar de viver em sua própria realidade, olhando a realidade dos outros como se ela fosse melhor que a sua,  situação apresentada naquele ditado que diz:

            A grama do outro lado é sempre mais verde”...     Mas quando você vai lá do outro lado, tem consciência de que não é. Uma velha fábula reflete muito bem essa situação. 

              Conta-se que um capitão de barca de transporte fluvial que operava numa travessia entre duas cidades que ficavam, cada uma de um lado das margens do rio, era um homem muito sábio. De vez em quando um morador de uma das cidades lhe perguntava:

             ¾ Como são as pessoas da outra cidade?  Estou pensando em mudar-me para a outra cidade... O capitão da barca,  com os anos de sabedoria que tinha, sempre perguntava:

             ¾  O que você acha das pessoas da cidade onde vive agora?  

            E se a pessoa respondesse que os moradores de sua cidade  eram alegres, amigas, boas pessoas, solidárias,  o capitão  dizia à pessoa que os habitantes da outra  margem do rio eram  boas pessoas, calorosas, alegres, amigas e, também, solidárias.

            Mas se a pessoa respondesse que os moradores de sua cidade  não eram boas pessoas, eram tristes,  egoístas, frias, agressivas, então o capitão descrevia as pessoas da outra cidade do mesmo modo...   

            Sábio capitão! Ajudava cada um a descobrir para onde queria ir e o que queria ser... e ajudava cada um a descobrir  a importância de  enfrentar e de viver a sua própria realidade, criando nela as oportunidades para ser feliz... 

            Quando você cria em sua vida as oportunidades para ser feliz,  começa a se sentir feliz consigo mesmo e com as outras pessoas com as quais convive.  O resultado é que começa  a  viver em  maior harmonia e equilíbrio com o ambiente e com a vida assumindo o destino de sua vida, saindo da dependência  dos outros.

             Quando você enfrenta a realidade em que vive e retira as coisas que  o impedem de crescer, sem nada a abafar a sua espontaneidade, vivendo melhor as suas emoções, agindo de modo genuíno, natural, criando uma atmosfera leve e positiva à sua volta, você começa a agir de modo mais aberto  e  com mais disposição para aprender. O seu modo de pensar muda e descobre que “mestre não é aquele que ensina, é o que aprende; e que o maior ensino é ensinar a si mesmo”, num verdadeiro aprendizado da vida.

            Quando você começa a viver naturalmente a realidade, de modo mais harmonioso, você diminui os conflitos, pois deixa de competir de modo egoístico com os outros, e passa a ter uma cooperação com mais sentimentos positivos. Com a mudança acontecida em seu modo de pensar você começa  a transformar o mundo ao seu redor. Um mundo em transformação para a felicidade. 

            Dê uma parada na leitura  e faça um exercício em busca dessa felicidade.  Imagine esse mundo feliz  em  sua  mente  para  que  ele  se  torne  mais  real:  um  mundo  povoado  por  pessoas  felizes, sorridentes, alegres, todas radiantemente saudáveis, com as necessidades supridas e vivendo em um clima de amor, irradiando uma atmosfera constante de amor. E ao imaginar, procure sentir  esse mundo, colocando-se bem no centro desse ambiente de felicidade. Sinta-se como uma pessoa cheia de vida e energia, cheia de saúde e vitalidade, com um corpo saudável, forte e vibrante de energia. Veja-se cercado de abundância e usufruindo dessa prosperidade. E imagine-se, como se fosse real,  fazendo  o  que  gostaria de fazer, e gostando daquilo que está fazendo, de modo livre, sem estar preso a nada.

            Vibre de alegria, de paz, de felicidade e sinta todo o seu ser encher-se de luz. Sinta-se receptivo a tudo isso e procure  expandir esses sentimentos para todos os outros, independentemente de quem sejam esses outros, e sinta essa energia imensa de felicidade expandir-se para todo o planeta e retornar para você... Abra o seu coração e viva esse sentimento gostoso ...               Repita constantemente esse exercício e você começará  a ter uma atitude mais alegre e de entusiasmo. Isso pode ajudar a aliviar as agruras  e dificuldades que a vida lhe apresenta.

            E nesse aprendizado da vida, você perceberá que a impermanência, as mudanças constantes,   estão   em tudo o que existe, de tal modo que tudo passa, nada permanece. E quando você começa a aceitar tudo com naturalidade em sua vida, não se perturbará com nada, não se espantará com nada. O que vem, o que lhe acontece, você enfrenta com naturalidade.  E esses aprendizados trarão uma mudança significativa:  começará a valorizar sua vida, cada momento dela, pois sabe que ela não durará  para sempre.

             Essa conscientização de que a vida não durará para sempre e que cada pessoa  precisa viver integralmente cada momento,  está de modo marcante e significativo expresso nas palavras do argentino Jorge Luiz Borges, falecido na Suíça em 1987 e considerado um dos maiores escritores do século:

        “Se eu pudesse viver novamente a minha vida,  

         na próxima trataria de cometer mais erros.

    Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.

    Seria mais tolo ainda do que tenho sido,

         na verdade bem poucas coisas levaria a sério.

    Correria mais riscos, viajaria mais, 

         contemplaria mais entardeceres,

         subiria mais montanhas,  nadaria mais rios.

   Iria a mais  lugares onde nunca fui,

      tomaria mais sorvete e menos lentilha,

      teria mais problemas reais

      e menos problemas imaginários.

 Eu fui uma dessas pessoas que viveu

     sensata e produtivamente

     cada minuto da sua vida

     claro que tive momentos de alegria.

 Mas, se pudesse voltar a viver, 

     trataria de ter somente bons momentos.

Porque, se não sabem, disso é feito a vida,

     só de momentos, não percas o agora.

Eu era um desses que nunca ia a parte alguma

     sem um termômetro, uma bolsa de água quente,

     um guarda-chuva e um paraquedas;

     se eu voltasse a viver, viajaria mais leve.

Se eu pudesse voltar a viver,

     começaria a andar descalço

     no começo da primavera

     e continuaria assim até o fim do outono.

Daria mais voltas na minha rua,

     contemplaria mais amanheceres

     e brincaria com mais crianças,

     se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas, já viram, tenho 85 anos

     e sei que estou  morrendo.”

 

            Você teve um grande privilégio de ter nascido. Lembra-se daquela corrida  pela vida, dos 500 milhões de espermatozoides? Dos 500 milhões de possíveis seres humanos que poderiam ter resultado se outros tivessem ganho aquela corrida.  Mas, foi VOCÊ quem recebeu o grande privilégio  da divina vida! 

            Será que esse privilégio, de VOCÊ ter sido o escolhido para nascer,  não o leva a apreciar melhor a vida que recebeu?  Vivendo integralmente o momento presente, realizando o que tem de realizar, tirando satisfação de estar realizando algo, sem ficar pensando no depois, no amanhã, ou reclamando do que já passou e está no passado e não pode ser modificado? 

            O  seu momento presente

           é um grande presente

            de valor inestimável,

        porque é a única realidade

                que existe.

            Aproveite, vivendo intensamente,

         esse seu grande presente...

             E quando acontecer alguma dificuldade, aprenda com ela, como se ela fosse um mestre lhe ensinando alguma coisa.  Não há jeito de escapar de uma dificuldade ou dor, a não ser passando  através e além delas, buscando uma solução, um meio de sair da situação. É como diz um provérbio oriental:

             “Quando se busca o cume da montanha,

                 não se dá importância às pedras

                       existentes no caminho”.

            E quando você busca solução você “Não está perguntando o que os outros podem fazer por você, mas o que você  pode fazer por você mesmo”.  (Essa frase é uma adaptação da célebre frase dita por John Kennedy, quando era presidente norte-americano: ¾Não pergunte o que o seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer para o seu país”.)

            Quando você age em busca de solução, você está parando de agir como a águia real, da história:

 

                   VOCÊ  AGE  COMO  A  ÁGUIA  REAL?

 

      Certa história conta que uma pequena águia

      estava presa por uma corrente a um rochedo,  

                       exausta e abatida.

      Tentara durante horas livrar-se das correntes

      que o caçador lhe colocara. Agora descansava.

      Tinha vontade de alçar voo  e mergulhar

              na imensidão do espaço.

     Tentou libertar-se da corrente durante dias,

           semanas e meses  até que, por fim,

                sua força foi diminuindo e,

         com o passar do tempo, acostumou-se

           a ficar na situação em que  estava.

         Passaram-se anos e a pequena águia

         transformou-se numa bela águia real,

             admirada todo dia pelo caçador.

     Mas, era uma águia real  mansa e submissa

               cujo universo já não era mais

                   o infinito azul do céu,

                          mas o pequeno círculo

                              que a corrente lhe permitia fazer

                                   em torno da argola

                                       que a prendia no rochedo.

                                  Mas, o tempo que a fez

                             acomodar-se à sua situação, 

                        também exerceu a sua ação

                  sobre a corrente

            e esta foi enferrujando, devido às ações

        de chuvas  e sol,  até que  rompeu-se,

    libertando, finalmente, a águia real.

Lá no alto brilhava o sol

    e o azul dominava o céu.

        A águia real, porém, nada fez,

            permaneceu acomodada no seu lugar. 

                  Não mais alçou voo.

                     Talvez, não soubesse mais

                          que tinha capacidade para voar,

                              ou quem sabe agora

                                  tivesse medo

                                      ou até nem mais quisesse 

                                           tentar voar...

                                     Ela, talvez, tinha esquecido que

                              somente ela,

                         é responsável pelo seu destino...

                   Será que você, em sua vida e atuação,

               na vida particular e  na profissional,

              ou na vida comunitária,

   está agindo  como essa águia real? 

       Será que você se acomodou

            e perdeu o espírito da inovação,

                  o entusiasmo em realizar,

                    o melhor possível,                           

                          as suas atividades,

                          sejam profissionais

                              ou como pessoa participativa

                                e atuante em sua família,

                                    na comunidade, no bairro,

                                         na igreja, na escola, no clube,

                                          na sua cidade

                                               e até  no seu país?

Será que você está deixando de usar

       todo o seu potencial como ser humano,

           deixando de realizar

              o que sempre desejou realizar,

                    deixando de assumir a sua vida

                          para uma verdadeira felicidade

                                  que você pode atingir?

   Será que você está acomodado

       como a águia real da história,

           tendo a liberdade de alcançar

                as alturas infinitas do Universo,

                    mas nada faz?

                         Será que não está fazendo nada

                            para realizar mudanças em sua vida,

                                  para levá-lo para onde deseja

                                        os seus sonhos?

                      Será que você  está colaborando

     para que realmente aconteçam  

          mudanças para melhorar,

              além de sua própria vida,

                 este nosso mundo atual?

             Ou  só está esperando que os outros

         é que façam alguma coisa?

     Está na hora de parar de agir

como a águia real dessa história

     e agir,  realmente, para que

         as mudanças aconteçam.

             É hora de você iniciar o voo

                  da ação para mudanças.

                           É provável que encontre

                               muitos outros também agindo

                                      no mesmo sentido.

                              Quando encontrá-los, tenho certeza

                        de que todos juntos,

                   farão  uma revoada de águias reais

               que realmente querem  alçar o infinito

          para um mundo melhor...

            Quando você age em busca de uma solução, mudanças significativas poderão acontecer em sua vida, para melhor, fazendo um novo amanhecer surgir radiante...

             Agora, pare e reflita um pouco: se cada um de nós começarmos a fazer um esforço pessoal, acreditando que é possível melhorar nossas vidas, essa nova atitude poderá  ser conscientizada e afetar positivamente, muitas outras pessoas.

             Mas, como isso seria possível?  Leia com atenção e reflita um pouco sobre a impressionante constatação científica  que mostra como isso é possível...  apresentada a seguir.

 

                      O   Centésimo   Macaco...

            O fenômeno conhecido como “O  Centésimo Macaco” é de grande importância para a mudança social, para o desenvolvimento de uma nova consciência social.

            Parece que a maioria das pessoas necessita de um empurrãozinho extra para fazer qualquer coisa fora de sua rotina.  Certamente, todos nós temos recebido, no decorrer de nossas vidas, muitos empurrõezinhos...   Muitas vezes chegamos a pensar em iniciar alguma coisa, uma viagem, um curso, uma carta, uma dieta ou uma ginástica, mas não chegamos a fazê-lo. É provável que estejamos dependendo, apenas, daquele empurrãozinho fundamental:  o centésimo, o que irá transformar nosso estado de espírito e desencadear a ação para a mudança.

            A pesquisa “O Centésimo Macaco” está sendo publicada em língua portuguesa, sob esse título, pela Editora Pensamento, traduzido do esperanto por Fernando J.G.Marinho. A primeira edição saiu nos Estados Unidos em 1982, publicada por Ken Keyes Jr., sob o título  “The Hundredth  Monkey”. Devido à importância da descoberta, o autor solicita  que seja divulgado tal  pesquisa por todos os  meios.

 O  fato marcante dessa pesquisa

     é que, se entre nós,

            um número suficiente grande

                  de pessoas

                        passa a ter consciência de algo,

            todos nós passaremos a nos conscientizar

     desse mesmo algo.

 É um campo de força em expansão...

     Isso mostra que temos

          o poder de mudar

               a seqüência dos fatos

          para melhoria do lugar onde vivemos,

                    no bairro, na cidade, no país,

               enfim, melhoria deste Planeta Terra,

        se conseguirmos nos unir

    como seres humanos

        e levantar nossas vozes em comum acordo.

                Vai depender unicamente de você,

                      de cada um de nós...

            Mas, vamos à história de “O Centésimo Macaco” para entendermos  esse fato marcante.  Durante mais de 30 anos, um tipo de macaco (latim: Macaca Fuscata)  foi analisado em estado selvagem, em várias ilhas japonesas. Em 1952, pesquisadores japoneses  deram  batatas-doces  aos  macacos  da Ilha Koshima.  As batatas caíam na areia. Os macacos demonstraram gostar do sabor das batatas mas não da areia. Uma fêmea de dezoito meses, chamada de Imo pelos pesquisadores, descobriu  que poderia resolver o problema da areia lavando as batatas num riacho próximo.  Ela ensinou sua esperteza à própria mãe.

             As amigas dessa macaca, também aprenderam esta nova maneira de proceder e a transmitiram para as respectivas mães. Diante dos olhares dos pesquisadores, esta novidade cultural foi sendo, gradativamente, aprendida por vários macacos. Entre 1952 e 1958, todos os jovens macacos aprenderam a lavar as batatas sujas de areia, antes de comê-las, para torná-las mais saborosas. Somente os adultos que imitaram seus filhotes aprenderam este tipo de evolução social, enquanto outros macacos adultos, permaneceram comendo batatas sujas de areia.

             No outono de 1958, um certo número de macacos  ( o número exato é desconhecido), da Ilha  Koshima, lavava batatas, tirando a areia, antes de comê-las.

             Mas, eis que aconteceu algo de sensacional.

            Suponhamos que ao alvorecer daquele dia, havia na Ilha Koshima, 99 macacos que já tinham aprendido a lavar as suas batatas. Suponhamos, ainda que, em seguida naquele mesmo dia, um centésimo macaco aprendeu a lavar batatas antes de comê-las.

            Naquele exato momento algo importante aconteceu: naquela tarde,  quase todos os membros do grupo de macacos haviam lavado as batatas, antes de comê-las. A energia acrescentada pela adesão do centésimo macaco, de alguma forma, provocou uma eclosão cultural e mental.

Mas, veja bem!

O que mais surpreendeu os pesquisadores

   foi o fato de o hábito de lavar as batatas haver,                                           

     espontaneamente, cruzado os mares,

        afetando todos os outros macacos

           de outras ilhas...  Colônias de macacos

             de outras ilhas e do Monte Takasaki,

                da Ilha Kiusho,começaram também eles,

                     a lavar as batatas antes de comê-las.

            Outros detalhes fascinantes desse fato estão nas páginas 147-148 do livro “A Maré da Vida”  (Lifetide,  de Lyall Watson,  Bantan Books, 1980).

 Conclui-se que quando

    uma quantidade

       de indivíduos que adquiriram

           determinado conhecimento,

                    atinge certo número crítico,

          esse novo saber pode

       ser transmitido

    de uma mente para outra.

Embora o número exato possa variar,

    o fenômeno de “O Centésimo Macaco”

         significa que quando  apenas

               um número  limitado de pessoas

                     sabe  de um caminho,

                            este pode permanecer

                       como propriedade

             da consciência dessas pessoas,

     sem conhecimento das demais.

Mas existe um ponto,

     a partir do qual basta

        que apenas  mais uma pessoa

               sintonize com essa

                    nova consciência,

                          para que seja fortalecido 

                                 um campo de Força

                         mental/espiritual,

                    capaz de expandir

              essa consciência,

       atingindo quase todas as pessoas. 

  A força dessa comunicação

       extrasensorial

              pode ampliar-se

                   até um nível 

                        potencialmente eficaz,

                             quando ocorre

                                  o acréscimo

                             da consciência de uma

                        centésima pessoa.

              Seja você essa centésima pessoa...

      ... e ajude a liberar a tal energia  

  complementar  para que uma 

        nova consciência  coletiva

                  leve as pessoas a fazerem

                       sempre,

                            o melhor possível,

                                   para  a melhoria

                            do bem comum,

                      e a mudança

                das condições para melhor,

        deste país

    e deste planeta Terra.

Talvez esteja faltando

      só você começar a agir.

            É provável que você seja

                  assim, a centésima pessoa...

 

            Então, mãos à obra! Comece a agir, dentro de um novo nível de consciência, buscando a sua felicidade, a sua harmonia com o Universo.

       A transformação

         precisa começar em você,

                a nível individual,

         para poder irradiar-se para os outros.

             Não fique aí parado achando que fazer algo para mudar é como “comer um  picadinho de elefante”.  Você já experimentou devorar um elefante? Ora, nada é mais fácil! Basta cortá-lo em fatias e depois, comer tranquilamente todos os pedacinhos... Ocupe-se de um pedaço de cada vez, adicionando uma pitada de reflexão. E pouco a pouco o “elefante” que parecia ser enorme, estará devorado... e você terá uma visão melhor das alternativas para realizar ações para as suas mudanças.

 

            Que você tenha sucesso

            em sua grande missão pessoal

                de autocrescimento,

                    em direção à felicidade, à harmonia,

                        à paz, à alegria de viver...

                            Que um novo amanhecer

                                 radiante nasça em sua vida...

Você conheceu o texto do 1º Capítulo do meu livro Para um novo amanhecer.

Caso deseje conhecer o livro inteiro, poderá adquirir esse livro. As informações sobre o livro e como adquiri-lo estão na pagina desse livro em meu site. O link  é www.editora-opcao.com.br/amanh.htm  Esse livro no formato impresso é vendido unicamente  por esse site e no formato e-book na Amazon

 Ou envie e-mail para opcao@editora-opcao.com.br