Artigos

   

        MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

 

  TEMA: A FOME NO MUNDO E ROMANCE BRASILEIRO  

Prezado/a internauta 

 

Visando contribuir para a reflexão de ideias e ideais que tragam mudanças significativas na sociedade apresento o artigo a seguir, relacionando-o á história do livro Os segredos de Fellicia encontrados no formato impresso, somente pelo site www.editora-opcao.com.br e no formato e-book na Amazon

Com um abraço fraterno, no ideal de uma melhor sociedade humana, com melhores ações humanas,

Antonio de Andrade

 

contato pelo e-mail opcao@editora-opcao.com.br

 

É autorizado o uso do artigo, por quaisquer meios, com a indicação do autor e do site.

 

  

 

 

 

 

 

 

A Fome no Mundo e Romance Brasileiro

 Antonio de Andrade *

 
"Vida feliz para todos os seres humanos no planeta Terra". Este deveria ser um dos objetivos dos habitantes inteligentes deste planeta azulado, vivendo uma melhor existência, com cooperação, com vida mais saudável, com cada um fazendo alguma coisa para produzir continuamente um melhor bem-estar para todos.
 
Até o presente momento a raça humana não conseguiu chegar a esse ideal em toda a sua existência a tal ponto que grande parte da população mundial passa dificuldades para viver. Essa realidade foi bem demonstrada com dados elaborados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura). Para fins de análise, a população mundial foi "encolhida" a um total exato de 100 pessoas, mantendo as proporções existentes na sociedade mundial atual. O resultado foi o seguinte:
. 57 asiáticos, 21 europeus, 14 americanos e 8 africanos.
. 30 pessoas seriam brancas e 70 não.
. 30 pessoas seriam cristãs e 70 não.
. 50% da riqueza mundial estaria nas mãos de 6 pessoas.
. 70 pessoas seriam analfabetas, não saberiam ler.
. 50 pessoas sofreriam de má nutrição, com fome constante.
. 80 pessoas habitariam moradias de construção precária.
. Somente uma pessoa teria educação universitária.
 
 
Esses dados chocam qualquer pessoa! Desde muito já existia o ideal de mudar essa gritante disparidade das oportunidades de uma vida realizadora e feliz dos habitantes do planeta Terra. Poucos se lembram que esse ideal já existe desde 10 de dezembro de 1948 quando a ONU - Organização das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos cujos trinta artigos constituem um termo de responsabilidade assumido pelas nações integrantes da ONU. Essa Declaração é o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade se esforce por promover através do ensino, da educação e pela adoção de medidas progressivas para que todos os povos tenham os direitos e liberdades respeitadas. 
 
Já está na hora de os habitantes da Terra começarem a fazer alguma coisa para melhorar a existência de todos.  Muitos já estão se conscientizando desse ideal e fazendo alguma coisa, mas infelizmente são ações de pequeno efeito. Muito poderia ser feito e realmente alcançar mudanças significativas, a nível mundial, se organizações como a ONU, FMI, Grupo G-7 dos países mais ricos, Conferência de Davos, Banco Mundial, empresas e outras instituições que atuam no nível econômico e político do mundo, atuassem para ajudar os diversos governos de países a seguirem diretrizes para melhorar o nível social e econômico das populações, numa demonstração real de altruísmo e idealismo.
 
Ideias para mudar a realidade mundial de fome e desemprego (este causado  pelo grande desenvolvimento tecnológico do processo de trabalho e produção e dificuldades das pessoas em acompanharem esse desenvolvimento), são apresentadas e discutidas em Fóruns Mundiais em especial no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Governos têm tocado nessa mesma tecla, em especial o Governo brasileiro, em outros encontros mundiais. São mensagens de esperança de mudanças possíveis, com menos egoísmo seja individual ou de organizações financeiras mundiais, de menos ganância, ganância que leva muitas pessoas, governos ou instituições a seguirem uma única lei: "o levar vantagem sobre os outros e ter o maior lucro possível". Esperança de que é possível existir uma sociedade, seja a nível de países seja numa visão globalizada, de planeta, onde todas as pessoas e organizações sigam outras regras de convivência, com mais altruísmo, com mais cooperação, generosidade e ética pessoal e grupal, como um novo estado de espírito renovador de um ideal planetário de um mundo melhor para todos os "terráqueos", os habitantes da Terra. Ideal de se lutar não uns contra os outros objetivando a dominação de povos ou países, seja militar ou economicamente, como fatos históricos demonstram, mas uma luta sim pela redução das desigualdades sociais e econômicas e por uma maior humanização das relações entre os povos, seja entre governos e os povos, seja entre organizações produtivas e seus funcionários, seja entre patroa e empregada, seja entre pessoas na rua.  
 
Esses ideais planetários, por incrível coincidência estão na história do romance "Os Segredos de Fellicia" publicado em 2.000 pela Editora Opção, do próprio autor, Antonio de Andrade. Nesse livro a personagem principal, Fellicia (personagem criada a partir da palavra Felicidade) além de buscar sua realização emocional e sexual, ela luta como empresária para melhorar a situação de seus empregados, das várias empresas que formam o grupo empresarial que ela preside, com ações práticas financeiras e de relacionamento apresentadas durante a história, mas luta também ao nível de país e mundial, com ideias e ações para acelerar o desenvolvimento em especial de regiões necessitadas. Dentre as ações que a personagem participa, junto com outros idealistas, para desenvolver alguma região, estão o incentivo para a instalação de indústrias, de comércios, de escolas profissionalizantes ou universidades, de órgãos de imprensa e de outras áreas, criando atividades onde as pessoas dessas regiões tenham oportunidades de melhorar suas vidas. Ações visando também a gerar atitudes e comportamentos positivos, desenvolvendo traços saudáveis nos seres humanos que contribuam para a melhoria da sociedade.Traços como, por exemplo: amor fraterno, altruísmo, caridade, cavalheirismo, colaboração, cooperação, disciplina, generosidade, honestidade, idealismo, lealdade, paciência, responsabilidade, sensibilidade e muitos outros traços saudáveis. Outras ações, inclusive a nível mundial, fazem parte da história e dos "segredos"  da personagem principal deste romance brasileiro, Os Segredos de Fellicia, livro no formato impresso encontrado somente pelo site do autor em www.editora-opcao.com.br e no formato e-book encontrado na Amazon.
 
O mundo está a gritar por novos paradigmas de fraternidade entre os seres humanos, com uma nova realidade social e de convivência. Ações precisam ser feitas com urgência. Faça a sua parte em seu âmbito de ação! Esse romance brasileiro, assim como as ideias discutidas nas conferências mundiais, são apenas pequenos passos na direção de uma maior conscientização da necessidade de melhores ações humanas para um melhor planeta Terra.