Artigos

 

           MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

   TEMA: SOU UM PROFESSOR, O MAIS AFORTUNADO DOS TRABALHADORES   

 Autoria desconhecida

Eu sou um professor.

 

Nasci no primeiro momento em que uma pergunta saltou da boca de uma criança.

 

Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.

 

Sou Sócrates, estimulando a juventude de Atenas pára descobrir novas idéias usando perguntas.

 

Sou Anne Sullivan, tamborilando os segredos do Universo sobre a mão estendida de Helen Keller.

 

Sou Esopa e Hans Christian Andersen, revelando a verdade por meio de muitas, muitas histórias.

 

Sou Darcy Ribeiro, construindo uma universidade a partir do nada no planalto brasileiro.

 

Sou Ayrton Senna, que transforma sua fama de herói esportista em recursos para educar crianças em seu país.

 

Sou Anisio Teixeira, na sua luta de democratização da educação para que todas as crianças brasileiras tenham acesso à escola.

 

Os nomes daqueles que exerceram minha profissão constituem uma galeria de fama da humanidade: Buda, Paulo Freire, Confúcio, Montessori, Emilia Ferreiro, Moisés, Jesus.

 

Eu sou também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e cujo caráter serão para sempre lembrados nas realizações dos que educam.

 

Já chorei de alegria em casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus filhos e que quedei de cabeça baixa, em dor e confusão, junto as sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais.

 

No decorrer de um dia fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador, tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro, fui motorista de táxi, psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor, político e guardião da fé.

 

Apesar de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros, na verdade não tive nada a ensinar a meus alunos porque o que eles de fato tem de aprender é quem eles são. Eu sei que é preciso um mundo para ensinar a uma pessoa quem ela é.

 

Eu sou um paradoxo. Quanto mais escuto, mais alta se faz ouvir a minha voz. Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem de meus alunos mais tenho a oferecer-lhes.

 

Riqueza material não faz parte dos meus objetivos, mas eu sou um caçador de tesouros, dedicado em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos e buscando sempre descobrir seu potencial, às vezes enterrados sob o sentimento de fracasso.

 

Eu vivo com entusiasmo e estimulo o entusiasmo pela vida em meus alunos.

 

Sou, por tudo isso, o mais afortunado dos trabalhadores.