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       TEMA: ALGUMAS IDÉIAS SOBRE TURNOVER   (= Perda de empregados)   

       (Entrevista de Antonio de Andrade dada a uma repórter  que ia escrever uma matéria sobre  Turnover nas empresas)    

 

-         Repórter: Qual o impacto que um alto índice de turnover provoca em uma organização?

     AA - A perda de funcionários sempre é prejudicial a uma organização, em especial quando perde bons funcionários, qualificados e treinados. A organização terá que gastar tempo e dinheiro para procurar novos empregados, treiná-los, etc até que estejam aptos a começarem a produzir com qualidade como toda organização almeja.

 

-    Repórter: Um alto índice de turnover pode afetar a produtividade? Por que?

   AA - Um alto índice de saída de pessoas de uma organização certamente afetará a produtividade já que estará faltando "gente" para realizar os trabalhos que os empregados que saíram faziam. Faltando pessoas nas funções, certamente a produtividade será menor.

 

-    Repórter: Um turnover pode ser encarado como positivo?

     AA - A saída de empregados pode ser encarada como "positiva", em certo sentido, quando ela é de iniciativa da empresa, quando demite algum empregado que não está correspondendo ao que se espera dele em  produtividade e qualidade ou por problemas de indisciplina, faltas excessivas, etc. Quando isto ocorre a empresa que é previdente, certamente já se preparou antes de demitir a pessoa, procurando um substituto e treinando-o previamente.

 

-    Repórter: Quais os fatores que influenciam o turnover?

    AA - Há fatores do mercado (como por exemplo, região onde novas empresas abrem vagas, com oferta de melhores salários do que os pagos na região), fatores pessoais dos empregados (exemplo, mudança de cidade, termino de curso profissional e busca de melhores oportunidades, insatisfação com as condições da empresa e das chefias, etc) e fatores causais da própria empresa (uma empresa onde há excesso de pó, de sujeira, de calor nas seções, banheiros sujos, falta de bebedouros, chefias sem treinamento adequado agindo como "autocratas", falta de uma política adequada de salários e plano de carreira e valorização dos empregados dedicados, falta de estímulos de motivação e muitos outros fatores causados pela própria empresa poderá elevar o índice do turnover na organização. Há empresas que não se preocupam, por exemplo, em perguntar aos empregados que estão saindo (com uma Entrevista de Desligamento) o motivo de suas saídas da organização e não fazem uma estatística e nenhuma análise dos dados que possuem sobre seus recursos humanos, os índices e as causas das queixas dos empregados. Para empresas como essas não será surpresa seu índice de turnover chegar a índices elevados. Empresas assim não "olham" para seu ambiente humano, não fazem pesquisa e análise periódica do clima organizacional, não estão atentas às pessoas que nela trabalham.   

 

-    Repórter: Como diminuir os índices de turnover numa organização?

     AA - Acredito que as ideias apresentadas na questão anterior já são algumas idéias de ações para enfrentar as causas do turnover. Na Consultoria Escrita sobre o tema "Absenteísmo e Turn-over" encontrada pelo meu site www.editora-opcao.com.br apresento muitas idéias práticas para os profissionais de RH e direção das empresas poderem enfrentar esses dois problemas muito relacionados nas empresas: o absenteísmo (faltas dos empregados) e o turnover (a saída dos empregados). Ideias para mudanças positivas, para as chefias agirem incentivando a equipe, para melhoria do moral de grupo, para estimular a atitude de cooperação no trabalho, etc. O sumário do trabalho e outras informações podem ser encontradas no site, na página "Consultorias Escritas" ou pelo link: 

www.editora-opcao.com.br/materiaisdid.htm  Essa consultoria pode também ser encontrada na Amazon, no formato E-book

 

-    Repórter: O turnover pode impactar na motivação das pessoas e no comprometimento dos outros funcionários?

     AA - Quando os fatores causais de um alto índice de turnover estão dentro da própria empresa, certamente haverá baixa motivação em seus empregados e torna-se urgente a organização examinar o seu ambiente humano e descobrir as causas e agir para saná-las, melhorando o clima humano e a motivação. Numa das Consultorias Escritas que estão em meu site, uma delas é sobre "Motivação no Trabalho" onde apresento muitas idéias para se motivar equipes de empregados, inclusive ideias de uma Campanha motivacional em empresa. Essa consultoria escrita pode também ser encontrada na Amazon, no formato E-book.

 

-    Repórter:  Como as empresas podem diagnosticar as causas de seu turnover?

     AA - A principal ação é ouvir os seus empregados, periodicamente, seja através de entrevistas individuais em uma amostragem dos empregados, seja através de pesquisa por questionário ou outro meio. Nas Consultorias Escritas sobre os temas "Diagnósticos Organizacionais" e "Motivação no Trabalho" apresento muitas idéias práticas que poderão ser de grande utilidade para as empresas, economizando um tempo preciso na busca de informações e ideias práticas que funcionem no ambiente das organizações, melhorando o seu clima humano. Essas consultorias podem ser encontradas na Amazon, no formato E-book.

 

-    Repórter: Uma pesquisa de clima humano dentro de uma organização é uma ferramenta eficiente para se conhecer o nível de satisfação do empregado? Porque?

     AA - Não só uma pesquisa do clima, mas todas as observações que se fizerem dentro da organização com relação aos empregados tornam-se importantes. A satisfação e a insatisfação de seus empregados deveria ser uma das preocupações constantes dos dirigentes empresariais e não só os dados financeiros. Em um dos meus livros, Os Segredos de Fellicia, assim como em algumas das Consultorias Escritas disponíveis pelo meu site, há ideias sobre como fazer uma Pesquisa e Análise do Clima Humano e como melhorar o ambiente humano dentro de uma organização. Este livro também está na Amazon, no formato E-book.

 

-    Repórter: Administrar o turnover requer investimentos altos da empresa?

     AA - Acredito que não, já que geralmente as empresas possuem equipe de profissionais de recursos humanos e eles podem ser melhor utilizados.

 

-    Repórter: Como um alto turnover se reflete nos clientes da organização?

     AA - Um cliente que chega a uma organização e escuta, desde a portaria, um empregado ou vários, reclamando de alguma coisa da empresa, não vai ficar com uma boa imagem dessa empresa e pode ter baixo nível de confiança para fazer seus negócios com essa organização. Se ao andar pela organização observar empregados desleixados, ambiente sujo com coisas jogadas pelas ruas ou corredores internos,  chefes gritando com os empregados, etc, que imagem ele poderá criar da empresa? Todo o esforço da direção para mostrar um ambiente em nível bom de nada resolverá. Poderá perder bons clientes.

 

-    Repórter: Gostaria que você citasse alguns dados que você ache importante explicar sobre o turnover.

    AA - Muitas empresas possuem dados estatísticos que não sabem utilizar. Precisam saber olhar os números com outros olhos, tirando conclusões deles ou perguntando um pouco mais. Por exemplo: certa vez em uma empresa têxtil constatei que as faltas de empregados em algumas segundas-feiras eram elevadas, em especial, das mulheres. Buscando as causas descobri que muitas delas faltavam porque no sábado ou no domingo tinha chovido e como não puderam lavar a roupa da família, tiveram que faltar na segunda-feira para lavar a roupa e aproveitar o sol. E nunca, na história daquela empresa, ela tinha relacionado o fator "chuva no fim de semana" com os seus elevados índices de faltas (absenteísmo) em algumas segundas-feiras. E outra empresa perdia bons empregados, mas não sabia que a causa estava em um chefe neurótico que ela tinha que hostilizava quaisquer novos empregados que tivessem um pouco mais de conhecimento do que ele. E outra empresa perdia bons empregados, em especial mulheres, pois elas tinham grande dificuldade em levar os filhos a algum pediatra ou elas irem a ginecologista. Com a contratação de médicos dessas especialidades na empresa, diminuiu sensivelmente a perda de empregadas por esses motivos. Um outro aspecto, muitas empresas não têm a sensibilidade de colocarem nos banheiros femininos, além do vaso sanitário, bidê, para higiene íntima das mulheres quando estão menstruadas. Isso era uma das causas de perda de boas empregadas em um certa empresa em que realizei trabalho de análise do ambiente humano.

 

-    Repórter: Gostaria de dar mais alguma informação?

     AA - Nas organizações, os dirigentes e chefias ficam "acostumadas" com o seu ambiente e param de "enxergar" as coisas que lá estão. Como trabalhei muitos anos como consultor organizacional, como psicólogo, orientando empresas e ministrando treinamentos para chefias, resolvi colocar em um dos meus trabalhos, uma história em forma de romance, esse modo de "enxergar as coisas" no ambiente das organizações. Em meu livro "Os Segredos de Fellicia" (encontrado no formato impresso em meu site www.editora-opcao.com.br e no formato E-Book na Amazon), cuja personagem Fellicia é uma empresária, presidente de uma holding de várias empresas, apresento idéias de como "olhar" com outros olhos uma organização, como enfrentar problemas humanos, como por exemplo uma greve, perda de tempo de empregados fumantes em banheiros, e como fazer uma pesquisa do clima humano, e várias outras idéias. Esse livro tem sido de muita utilidade para administradores e psicólogos que atuam em empresas, pois leva a refletir sobre vários aspectos humanos das organizações que muitas vezes passam despercebidos para profissionais que não estão atentos ao que acontece dentro das empresas, aspectos que se forem examinados com diagnósticos periódicos, podem levar a interessantes conclusões e ações corretivas das empresas, melhorando sensivelmente o ambiente humano e a produtividade.

 

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