Artigos

   

        MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

 

TEMA: A LIÇÃO DA ÁGUIA PARA A MUDANÇA DA

AUTO-IMAGEM

Prezado/a internauta 

 

A mensagem a seguir, é uma adaptação de uma Fábula muito conhecida, a Fábula da Águia, história do folclore popular brasileiro, sem autoria conhecida. Mensagem útil para levar uma pessoa insegura e que se sente incapaz, a acreditar em si mesma.

 

Mais informações psicológicas sobre este tema, e como pode ser feita a mudança da auto-imagem, para uma mais equilibrada e com auto-confiança, poderão ser encontradas em meu livro "Criança Feliz, Adulto Feliz" (o poder emocional da auto-imagem), livro encontrado somente pelo site www.editora-opcao.com.br

 

Com um abraço fraterno,

 

Antonio de Andrade

 

 

  

    A LIÇÃO DA ÁGUIA PARA A MUDANÇA DA AUTO-IMAGEM

Um certo caçador, caminhando por uma floresta, encontrou uma pequena águia. Levou-a para o seu pequeno sítio e colocou-a no galinheiro. A pequena águia logo aprendeu a se alimentar como as galinhas e a se comportar como elas.

Um dia, um naturalista que passava pelo local, perguntou-lhe por que uma águia, a rainha de todos os pássaros, estava vivendo no galinheiro. Ele respondeu:

- Eu a tratei como se fosse galinha, eduquei-a desse modo. Por isso ela nunca agiu como águia.

 

 

 

O  naturalista insistiu: - Ela tem coração de águia e certamente poderá aprender a agir como águia e aprender a voar. Ele pegou a águia nos braços e disse: - Você é uma águia, uma ave que vive nas alturas dos céus. Você pertence aos céus e não á terra. Acredite em você mesma, em suas capacidades. Bata suas asas e voe!

A águia, entretanto, estava confusa: sentia-se incapaz, medrosa, insegura. Vendo as galinhas ciscando no terreiro preferiu ir juntar-se a elas.

Inconformado, o naturalista levou a águia, no dia seguinte, para o alto do telhada da casa e insistiu novamente:

 

 

 

 

 

 

 

- Você é uma águia, você pertence às alturas do céu. É lá o seu lugar. É lá que você usa todas as suas capacidades. Você pode sair da situação em que estava, sentindo-se inferiorizada com as galinhas. Você pode viver nas alturas, com suas grandes capacidades de voar. Batas as asas e voe!

Mas a águia tinha sido educada para ser medrosa, para ser inferiorizada como as galinhas, incapaz. Preferiu continuar na sua vidinha acomodada como galinha, fugindo da luta, conformando-se com seu destino de viver ciscando o chão. Logo que o naturalista desceu do telhado com ela, voltou para junto das galinhas e foi ciscar o chão em busca de comida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No 3º dia o naturalista levou a águia para o alto de uma montanha. Ergueu-a bem alto e encorajando-a disse:

 

- Você tem dentro de si uma grande capacidade de voar nessas alturas do céu, você tem uma visão excelente, capacidade para voar em grande velocidade, chegar pertinho do chão caçar algum animal e voar para as alturas de novo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A águia começou a sentir, através do calor do sol, a energia cósmica que a impulsionava a assumir a sua vida a partir daquele momento. Ela sentiu-se encorajada e resolveu reformular o que pensava a respeito de si mesma, resolveu explorar o potencial que agora sentia que tinha. Não mais se sentia como uma galinha, mas como uma águia. Decidiu assumir de vez a sua vida e suas potencialidades.

 

 

 

 

Por isso abriu bem as suas grandes asas e com um enorme grito que veio da profundeza do seu ser, bateu as asas e levantou vôo.

 

Levantou vôo em busca da sua felicidade, daquilo que ela sempre desejou realizar, lá no seu íntimo, mas antes não tinha coragem.

 

A partir daquele momento a águia acreditou nela, em suas capacidades e nunca mais sentiu medo e insegurança. Deixou de lado as mensagens negativas que tinha recebido em sua infância, de que ela era uma galinha, inferiorizada, insegura, medrosa. Assim, mudou a sua auto-imagem e assumiu a grandeza de suas capacidades, como águia majestosa que ela era desde o início...

Home

 

     


A Fábula da Águia é uma história do folclore popular, sem autoria conhecida