A SABEDORIA DAS FRASES UNIVERSAIS     

 

 

  

.Tema: MUSEU

            Um museu é a casa de todos os que sonham e fazem da arte um suporte de beleza a serviço da vida. Jean Pierre Bouvet, do Museu de Arte Naif de Laval, na França, sobre o Museu do Sol, em Penápolis, SP.

 . Tema: MÚSICA

            A música é uma língua e pode ser aprendida como as crianças aprendem qualquer língua: ouvindo e imitando. Shinishi Suzuki (1897-1998), japonês, músico e educador.

            A música pode ajudar as crianças a se tornarem melhores seres humanos, mais equilibrados e capazes, se ensiná-las não for apenas jogar informações, mas uma liberação de poder criativo e sonhos, que expande seu potencial. Yehudi Menuhin, americano, violinista

            A velocidade está associada ao avanço da sociedade, tudo tem de ser mais veloz. Menos o samba. O samba pede calma. Senão o compositor não pode estender uma nota, não pode dar cadência. João Nogueira, sambista e compositor carioca.

            Em certo sentido, compor música é produzir filhos. Friedrich Nietzsche (1844-1900), alemão, filósofo.

            Eu não canto o fado, o fado é que me canta. Amália Rodrigues (1920-1999), fadista portuguesa.

            Música é o amor em busca de uma palavra. Sidney Lanier (1842-1881), americano, músico e poeta.

            Não existe arte que se ressinta mais da mentira do que a música. Olivier Messiaen (1908-1992), frncês, compositor e pianista.

            Não há nação sem música. A música é como o pão. Elementar, santa e de todos. Tristão da Cunha (1878-1942), brasileiro, carioca, escritor.

            O blues teve um filho e deu a ele o nome de rock and roll. Sou um dos pais da criança e não posso me afastar dela. Sempre vai existir lugar para o autêntico rock and roll. Little Richard, músico e cantor de rock, americano, um dos pioneiros do rock.

            O jazz pode ser considerado uma corrente que irrompe de uma fonte nas favelas de New Orleans para tornar-se a fonte principal do século XX. Henry Pleasants, crítico americano.

            Quem ouve música sente sua solidão povoada instantaneamente. Robert Browning (1812-1889), poeta inglês.

            Sensibilidade jazzística é estar sempre tentando improvisar em qualquer música que se toque. Ivo Perelman, paulista, saxofonista.

            Tanto faz a língua em que uma ópera é cantada; o que me importa é não entendê-la. Edward Appleton (1892-1965), inglês, Prêmio Nobel de Física em 1947.

            Todo bom percussionista não bate bem. Roberto Gomes, escritor catarinense, autor de Exercício de Solidão.

            Um intérprete musical é como um filósofo que analisa o mundo: sempre encontrará uma explicação nova. Christian Zacharias, alemão, pianista.

 . Tema: NAÇÃO

         A nação que destrói o seu solo, destrói-se. Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), político americano, presidente dos Estados Unidos de 1933 a 1945, tendo sido reeleito três vezes.

           Uma grande nação é qualquer multidão de pessoas que produza ao menos um homem honesto por século. Henry Louis Mencken (1880-1965).

. Tema: NARCISISMO

            Narcisismo: ama-se a própria imagem, a imagem idealizada de nós mesmos. Sigmund Freud (1856-1939), austríaco, médico psicanalista, o pai da Psicanálise.

 . Tema: NATUREZA

             A nação que destrói o seu solo, destrói-se. Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), político americano, presidente dos Estados Unidos de 1933 a 1945, tendo sido reeleito três vezes.

            A natureza é o tempo no qual, a todo instante, deve recrear-se a vida dos sentidos e da inteligência. E. Bertarelli

            A natureza, para ser comandada, precisa ser obedecida. Francis Bacon, barão de Verulan, (1561-1626), inglês, político, filósofo, estadista, chanceler.

            A singularidade da natureza é inesgotável. J.B. S. Haldane (1892-1964), geneticista britânico.

            Enganam-se os que vão para Deus, voltando as costas para a natureza. Quem renega a natureza renega Deus. Guerra Junqueira

            Na natureza, nunca há prêmios ou castigos. Há conseqüências. Robert Green Ingersoll (1833-1899), americano, político e filósofo.

            Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine Lavoisier

            O mundo se tornou perigoso porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de si mesmos. Albert Schweitzer, (1875-1965), francês, médico, escritor, teólogo protestante, organista e musicólogo. Prêmio Nobel da Paz, 1952.

            Os três grandes sons essenciais na natureza são o som da chuva, o som da primavera em uma floresta virgem e o som do oceano aberto, na praia. Henry Beston (1888-1968), escritor americano.

. Tema: NAVIO/NAVEGAR

Os navios estão a salvo nos portos, mas não foi para ficar ancorados que eles foram criados. Autor desconhecido

Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão. Nilse da Silveira 

. Tema: NECESSIDADE

            Nada que é necessário me aborrece. Friedrich Wilhelm Nietzsche, (1844-1900), alemão, filósofo.

 . Tema: NEGOCIATA

            Negociata é um bom negócio para o qual não fomos chamados. Barão de Itararé, Aparício Torelly (1895-1971), brasileiro, gaúcho. jornalista e humorista.

 

. Tema: NEOLIBERALISMO

            O neoliberalismo não conseguiu revitalizar o capitalismo avançado, criou sociedades mais desiguais e teve êxito político e ideológico ao disseminar que todos têm de adaptar-se a suas normas. Perry Anderson, inglês, historiador.