A SABEDORIA DAS FRASES UNIVERSAIS       

 

 

 . Tema: FUTURO

             Há sempre um momento no tempo em que uma porta se abre e deixa entrar o futuro. Graham Greene (1904-1991), inglês, escritor e jornalista.

            O futuro é feito do hoje. Outro hoje, amanhã. Reinaldo V. Alvarez, paulista, autor de A Guerra dos Humildes.

            O futuro não nos traz nem nos dá nada. Nós é que, para construí-lo, devemos dar-lhe tudo. Simone Weil (1909-1943), francesa, filósofa e ensaísta.

            O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, a oportunidade. Victor Hugo (1802-1885), francês, poeta, dramaturgo e escritor.

            Para que tanta pressa e tanto receio? O futuro sempre nos chega a uma velocidade de 60 minutos por hora. Albert Einstein  (1879-1953), alemão, naturalizado americano, físico, cientista, inventor da Teoria das Relatividade.

. Tema: GÊNIO

             Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa. Thomas A. Edison, inventor

 . Tema: GENTILEZA

            Gentileza tem mais efeito que a severidade. Esopo (séculos VII-VI a.C.), grego, fabulista.

 . Tema: GORDO/OBESIDADE

            Aproveitar o volume, o tato, é delicioso: foi tendo um namorado gordo que aprendi como seu atraente. Marilyn Wann, americana, pesa 120 quilos, tem 1,64 metro de altura e escreveu o livro Fat! So? (Gorda! E Daí?).

. Tema: GOVERNO/GOVERNANTES

            As questões mais debatidas em órgãos deliberativos são os de menor importância, que todos compreendem. Cyrill Northcote Parkinson (1909-1993), inglês, historiador e jornalista.

            Dizem que os governantes são o espelho da República. Não é assim, senão o contrário. A República é o espelho dos que a governam. Padre Antonio Vieira (1608-1697), português, sacerdote, orador sacro, missionário e diplomata.

Estamos perdidos há  muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes  estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os caracteres corrompidos. A  prática da vida tem por única direção a conveniência. Não há princípio que não  seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se  respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na  honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média  abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte, o país está perdido! Algum opositor do atual governo? Não!"Eça de Queirós, em Portugal no ano de 1871. Eça de Queirós, José Maria de, (1845-1900), português, escritor, considerado o maior romancista de seu país.

            Há épocas em que o governo perde a confiança do povo, mas não conheço nenhuma em que o governo pôde confiar no povo. Antoine Rivarol (1753-1801), francês, escritor.

            O maior déficit de certos governos situa-se entre as orelhas dos seus governantes. George Stigler (1911-1991), economista americano, prêmio Nobel de Economia em 1982.

            Sabemos agora que um governo do capital organizado é tão perigoso como o governo do crime organizado. Franklin Delano Roosevelt, (1882-1945), americano, político, presidente dos EUA de 1933 a 1945, reeleito 3 vezes.

            " Sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva a qualquer destas coisas: vida, liberdade e procura da felicidade, é um  direito do povo alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo".Thomas Jefferson (1743-1826), americano, diplomata, político, presidente dos Estados Unidos de 1801 a 1809.

            Um governo do povo, pelo povo e para o povo é um pouco como o amor ou um jardim florido - nada garante sua permanência exceto nosso cuidado, desejo e, como escreveu Thomas Jefferson, nossa eterna vigilância. Ralph Della Cava (67), americano, historiador.

 . Tema: GRANDEZA

            . A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem e fazer o que você pode. Autoria desconhecida.

 . Tema: GUERRA

            Apenas uma guerra é permitida à espécie humana: a guerra contra a extinção. Isaac Asimov, (1920-1992), russo, naturalizado americano, escritor. 

            Não é só a crueldade que leva homens a amar a guerra; também a excitação. Henry Ward Beecher(1813-1887), americano, clérigo.

            Preparamo-nos para a Guerra como gigantes precoces; para a paz, como pigmeus sem inteligência. Lester Pearson (1897-1972), canadense, político e diplomata.