A SABEDORIA DAS FRASES UNIVERSAIS     

 

 

                        

. Tema: AGORA/HOJE

            Disso é feita a vida, só de momentos, não percas o agora. Jorge Luis Borges (1899-1986), argentino, poeta e escritor.

            O hoje vale por dois amanhãs. Francis Guarlis

          Se aproveitares bem o dia de hoje, dependerás menos do de amanhã. Seneca (Lucius Annaeus Seneca), (4 a.C.-65 d.C.), romano, filósofo latino, escritor, político.

            Um gosto de amora/comida com sol. A vida/chamava-se: Agora. Guilherme de Almeida (1890-1969), brasileiro, paulista, poeta, eleito o "Príncipe dos poetas brasileiros".

 

. Tema: AGRADECIMENTO (ver também, ESTÍMULOS)

            Galinhas alimentadas só com agradecimentos deixam de pôr ovos. Thomas Fuller (1654-1734), inglês, médico e escritor.

 . Tema: AGRESSIVIDADE/AGRESSÃO

            Muitas vezes o agressor é apenas um doente, mais necessitado de medicina do que de punição. Emmanuel (Pierre Emmanuel, pseudônimo literário de Noel Mathieu), (1916-1984), francês, poeta.

 . Tema: AJUDA

            Dê um peixe a um homem e o estará alimentando por um dia. Ensine o homem a pescar e o estará alimentando para o resto da vida.  Ditado chinês

            Não ajudarás os homens de modo permanente, se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si mesmos. Abraham Lincoln (1809-1865), americano, advogado, estadista, presidente dos EUA de 1860 a 1865, morreu assassinado.

 

. Tema: ALIMENTO/ALIMENTAÇÃO/COMIDA

            Almoça pouco e janta menos porque a saúde do corpo se debilita na oficina do estômago. Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616), espanhol, escritor, autor de Dom Quixote e outros livros.

            As coisas são boas quando têm o gosto daquilo que são. Maurice Sailland (1872-1956), francês, escritor e gastrônomo.

            Dos teus alimentos farás a tua medicina. Hipócrates (460-377 a.C.), médico grego, o Pai da Medicina.

            É comum pensar em avós e comida ao mesmo tempo. Quando cozinham para nós, parece que estão preparando um presente. Presente tão bom que dá vontade de comer. Arthur Nestrovski, brasileiro, gaúcho, musicista, autor do livro infantil Histórias de Avô e Avó.

            Entre um mau cozinheiro e um envenenador, só existe a diferença de intenção. Charles Emil Hagdahl (1809-1897), sueco, escritor.

            O melhor molho é o apetite. Ditado francês.

            O problema com a comida italiana é cinco ou seis dias depois você tem fome outra vez. George Miller, cineasta australiano.

            Parte do segredo do sucesso na vida é comer o que você gosta e deixar que os alimentos se entendam lá dentro. Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens), (1835-1910),  americano, escritor, jornalista.

 . Tema: ALCOOLISMO/BÊBADO

            A bebedice parece desenvolver-se entre nós, já em tal escala, que a taberna é o pórtico da sepultura. A taberna é sempre pórtico de alguma coisa: da sepultura ou do xadrez. Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), (1839-1908), brasileiro, carioca, escritor.

            O aperitivo alcoólico é uma chave falsa com a qual se procura abrir o apetite. Rui Barbosa (1849-1923), brasileiro, baiano, estadista, jurista, senador, Ministro da Fazenda, embaixador.

            O bêbado é o voluntário da loucura. Nabuco (José Tomas Nabuco de Araújo), (1849-1910), brasileiro, pernambucano, magistrado, político, foi Ministro da Justiça no Segundo Império, um dos nomes da Campanha Abolicionista.

 . Tema: ALEGRIA

            A alegria de viver é o melhor cosmético da mulher. Rosalind Russell (1911-1976), americana, atriz.

            A alegria é a vida vista atrás de um raio de sol. Carmen da Silva (1919-1985), brasileira, gaúcha, romancista e jornalista.

            A alegria está na luta, na tentativa, no sorimento envolvido. Não só na vbitória propriamente dita. Mahatma Gandhi (Mohandas Karamchand, o Mahatma, “a Grande Alma”), (1869-1948), hindu, apóstolo nacional e religioso na Índia. 

             Alegria e o Amor são as asas das grandes ações. Goethe (Johann Wolfgang Von Goethe), (1749-1832), alemão, poeta, escritor, político e erudito.

As grandes alegrias merecem partilha. Ditado popular

As verdadeiras alegrias são tíbias e sérias. Somente as alegrias medíocres e fugazes se acompanham do riso. Marques Rebelo (Edi Dias da Cruz), (1907-1973), brasileiro, carioca, prosador, romancista, contista, teatrólogo.

Bela coisa é a alegria na pobreza. Seneca (Lucius Annaeus Seneca), (4 a.C.-65 d.C.), romano, filósofo latino, escritor, político.

Durante certo tempo, alguém pode alegrar-se consigo mesmo; mas, a longo prazo, a alegria deve ser compartilhada por duas pessoas. Henrik Ibsen (1828-1906), norueguês, dramaturgo.

É impossível amar de verdade alguém com quem nunca rimos. Agnes Repplier (1858-1950), americana, crítica.

Estou sempre alegre, essa é a maneira de resolver os problemas da vida. Charles Chaplin  (1889-1977), inglês, ator e diretor de cinema

Muitas pessias perdem pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade. Pearl S. Buck

            Há duas fontes perenes de alegria pura: o bem realizado e o dever cumprido. Eduardo Henrique Girão (1882-1961), brasileiro, cearense, político, escritor.

            Não há alegria pública que valha uma boa alegria particular. Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), (1839-1908), brasileiro, carioca, escritor.

            Perder a alegria é a última forma de ser derrotado. Antonio Skameta, chileno, escritor, autor de Não foi nada.

            Tudo de bom acontece a pessoas com disposição alegre. Voltaire (François Marie Arouet), (1694-1778), francês, filósofo e escritor.

  

. Tema: ALMA

            A alma merece vossos primeiros cuidados: daí em seguida os que o corpo reclama. Eles estão sempre subordinados à cultura da alma. Platão (438 ou 427-348 ou 347 a.C.), grego, filósofo.

            A alma tem ilusões, como o pássaro tem asas. É isso o que a sustém. Victor Hugo (1802-1885), francês, poeta, dramaturgo e escritor.

            As almas encontram-se nos lábios dos enamorados. Percy Bysshe Shelley,(1792-1822), inglês, poeta.

            Concentra-te em ti mesmo. A alma tem a qualidade de se bastar a si própria praticando a virtude e, assim, conquistando a serenidade. Marco Aurélio Antonino (121-184), romano, imperador e filósofo.

            Embora haja espíritos lindos em corpos feios, jamais há fealdade de expressão em almas belas. Antero de Figueiredo (1866-1953), português, escritor.

            Já é vender a alma não saber contentá-la. Albert Camus (1913-1960), francês,  escritor.

            Não se encontra vulgarmente um homem infeliz por não ter observado o que se passa na alma dos outros; mas os que não observam os movimentos da própria alma são sempre infelizes. Marco Aurélio Antonino (121-184), romano, imperador e filósofo.

            Retorne, amigo, para o fundo de sua alma: ali encontrarás sempre a fonte do fogo sagrado que tantas vezes nos inflamou com o amor pelas virtudes sublimes. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), suíço de língua francesa, romancista, filósofo e pensador político.

            Se eu houvesse de definir a alma humana, diria que é uma casa de pensão. Cada quarto abriga um vício ou uma virtude. Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), (1839-1908), brasileiro, carioca, escritor.

           

. Tema: ALTRUÍSMO

            Não nascemos para nós; a pátria exige parte de nossa vida e outra parte cabe aos pais e aos amigos. Cícero (Marcus Tullius Cícero), (106--43 a.C), romano, orador, político e magistrado.

            Viver para os outros, não é somente a lei do dever, mas também a lei da felicidade. Augusto Comte, (1798-1857), francês, filósofo, politécnico, pai do Positivismo.

                                                        

. Tema: ALTURA

            Sou do tamanho daquilo que vejo e não do tamanho da minha altura. Carlos Drumonnd de Andrade, (1902-1987), brasileiro, poeta, contista, cronista e ensaísta.